Vitalidade – O bem estar físico da psicologia positiva
Já falamos aqui neste blog, sobre o modelo PERMA – os pilares da psicologia positiva, que são as Emoções Positivas, Engajamento, Relacionamentos Positivos, Significado e Realização.
Ao analisarmos esses conceitos, percebemos que várias dimensões de ordem psicológica estão relacionadas ao construto de bem estar. Porém, faltava a dimensão física, a saúde do corpo.
Assim, uma estudante do Marting Seligman (autor da teoria do bem estar e modelo PERMA), chamada Emiliya Zhivotovskaya, após alguns estudos, sugeriu a inclusão do termo Vitalidade ao modelo original, uma vez que ao se pensar num bem estar completo, não poderia deixar de fora o bem estar físico – a saúde do corpo. Pois na ausência deste, ficaria difícil alcançar os outros pilares da psicologia positiva.
E foi dessa forma então, que o termo Vitalidade foi incorporado ao modelo PERMA, tornando-se assim, PERMA-V.
Mas então o que seria essa Vitalidade?
No contexto do bem estar, a Vitalidade diz respeito à saúde e ao vigor físico e mental, uma vez que a saúde do corpo contribui para uma saúde mental também. É ter um corpo saudável, ativo, com energia, cheio de vitalidade e disposição.
E, para conseguirmos essa Vitalidade, 3 elementos são fundamentais: O sono, a Alimentação e o Movimento.
Já sabemos o quanto esses 3 elementos são de fundamental importância para a nossa saúde física, e agora, incorporada aos estudos da psicologia positiva e do bem estar, só vem enfatizar o quanto a questão da saúde integral da pessoa passa por diversas dimensões, dentro de um contexto físico, mental e espiritual – os 3 alicerces do ser integral.
Dessa forma, podemos perceber o quanto os elementos necessários à saúde física estão ao nosso dispor para implementarmos e conquistarmos a saúde que tanto almejamos.
Sono: A sua importância para a saúde vai desde o descanso tão necessário ao corpo, até as alterações hormonais e metabólicas que irão influenciar diretamente em nosso humor, nosso rendimento e energia do corpo. Sabemos que manter uma rotina saudável do sono, fazendo uma higiene adequada e diariamente, contribui para a nossa saúde como um todo, seja ela física ou mental.
Alimentação: A importância de nutrir o nosso corpo com “comida de verdade”, livres de substâncias químicas que provocam doenças ao corpo. Uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários para fortalecer nosso sistema imunológico, nossos processos gastrointestinal, reduz potencialmente as possibilidades de desenvolver vários tipos de doenças derivadas de uma má alimentação, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, alguns tipos de câncer, etc.
Movimento: E no campo do movimento temos a prática regular de exercícios físicos. Mas aqui, se faz necessário uma observação, esse elemento não diz respeito somente a prática de exercícios em si, mas sim a ideia de movimentar diariamente esse corpo. Não necessariamente através das práticas esportivas, mas principalmente, através de práticas diárias de movimentos, como subir e descer escadas ao invés de elevador, fazer caminhadas até o mercado, até a padaria, ao invés de ir de carro, dançar ao ouvir uma música animada, etc… o que prevalece aqui é o movimentar-se de todas as maneiras possíveis. Vários estudos indicam que movimentar o corpo regularmente, está intimamente ligado a uma longevidade maior, retardando inclusive o processo de envelhecimento corporal.
Ao considerarmos a nossa vida hoje, tão moderna e tão cheia de tecnologias e recursos, se não nos atentarmos à esses fatores importantes para um estilo de vida mais saudável, estaremos cada vez mais sedentários, com sobrepeso e obesidade e cada vez mais cansados e esgotados. Uma realidade bem longe do que seria uma vida saudável.
Dessa forma, incluirmos a Vitalidade em nosso dia a dia não é só necessário, mas fundamental, se almejarmos ter uma vida mais equilibrada e saudável. Assim, conte com o modelo PERMA-V para te ajudar a conquistar uma vida plena no âmbito da saúde e do bem estar integral.