O que significa ter Saúde Mental?

O que significa ter Saúde Mental?

Para entendermos melhor o conceito de Saúde Mental, trago um paralelo com o conceito de Saúde e sua dimensão física, o que para muitos já é algo mais esclarecido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o conceito de Saúde é “Um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Aqui já percebemos que ter saúde não é só não ter doenças, mas sim, estar num estado positivo em diversas esferas, onde hábitos saudáveis são cultivados.

Quando falamos de saúde mental, a OMS traz esse conceito “Um estado de bem estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

Ou seja, para ser considerado saudável mentalmente, é preciso saber lidar com as próprias emoções e comportamentos, saber manejar da melhor forma possível o estresse do dia a dia, é ter a capacidade de contribuir de forma produtiva para o seu trabalho e a comunidade em que se está inserido. É saber utilizar e desenvolver suas habilidades e competências, desenvolvendo assim a saúde mental ou bem estar mental.

Agora perceba na figura abaixo, o paradigma de Bem Estar proposto pelo Dr. John Travis, médico americano que defende o conceito “Wellness”, ou seja, o conceito de Bem Estar.

Segundo a imagem podemos perceber que ela está em conformidade com o conceito de saúde da OMS, uma vez que, para conseguirmos alcançar o estado de saúde, ou melhor, um alto nível de bem estar, não basta apenas não ter doenças, mas sim, ter hábitos saudáveis positivos.

O que significa dizer que, existem 3 pontos/estados nos quais podemos estar na questão da saúde, seja física ou mental. 1). No estado não saudável, quando possuímos algum tipo de sinal, sintomas e patologias, representado na figura pelo lado esquerdo (amarelo-vermelho). 2). No estado neutro, centro da figura, onde nem estamos doentes e nem estamos saudáveis, estamos numa fase neutra. 3). E por último, o estado de alto nível de bem estar, o estado “saudável”, representado pelo lado direito da figura (verde-azul).

É como se numa escala, do centro para a esquerda, vamos desenvolvendo cada vez mais, processos patológicos (doenças), e do centro para a direita, vamos desenvolvendo processos de bem estar (saúde).

Trazendo essa informação de maneira prática, pensemos na saúde física, imagine que no momento você não esteja doente, ou, que não esteja sofrendo de alguma dor ou patologia específica, isso significa dizer que só por esse fato (o de não estar doente), você poderia ser considerado uma pessoa saudável? A resposta é Não. Isso significa dizer, que você está na fase neutra – nem doente, nem saudável, você está no meio do caminho.

Agora imagine a mesma situação, porém, além de você não estar doente, você é uma pessoa que pratica hábitos saudáveis em seu dia a dia, tem uma alimentação correta e equilibrada, pratica exercícios regularmente, tem um sono de qualidade, etc. Nesse caso, sim, você poderá ser considerado uma pessoa saudável, uma vez que há um aumento de ações positivas que promovem uma melhora na saúde e bem estar.

E na esfera mental ocorre do mesmo jeito, imagine que você não tenha nenhum tipo de transtorno ou patologia, porém, é uma pessoa que não sabe lidar com o estresse do dia a dia, fica irritado o tempo todo, e essa falta de habilidade ainda acaba prejudicando o seu trabalho e seu rendimento no dia a dia, e as suas relações. Seria correto afirmar que nesse momento, você é uma pessoa mentalmente saudável? Emocionalmente equilibrada? A resposta novamente é Não. Você apenas está na fase neutra – sem patologias, mas não está num estado saudável, positivo, de bem estar mental. Para entrar nesse estado, você precisaria, por meio da consciência e educação, atingir um processo de crescimento, elevando assim seu bem estar mental.

E é justamente nesse ponto, que entra a diferença entre saúde física e saúde mental, em termos de conhecimentos acerca desses conceitos.

A maioria das pessoas já sabem o que contribui para ter uma vida saudável em termos de saúde física – ter uma boa alimentação, dormir bem, praticar exercícios, etc. Já conhecem há muito tempo, o poder dos hábitos saudáveis para a saúde do corpo. No entanto, não é o que acontece quando falamos em saúde mental. A grande maioria das pessoas, desconhecem essa capacidade de elevar a sua saúde, o seu bem estar mental. Muitos desconhecem sobre os hábitos saudáveis que podem cultivar para serem considerados mentalmente saudáveis.

E aqui entra o papel da educação emocional, da psicologia positiva, dos hábitos para promover uma vida mais positiva, como, o cultivo de emoções positivas – otimismo, gratidão, esperança; promover momentos de meditação; ter um maior engajamento em suas atividades profissionais ou pessoais; desenvolver um senso de propósito e realização que irão contribuir diretamente para um estado de maior bem estar mental. É preciso se conscientizar sobre esses hábitos, aprender a usá-los em seu benefício próprio, desenvolver ações de crescimento em bem estar, produzindo assim a saúde mental.

É preciso lembrar também que esse conceito de bem estar, não é algo fixo, ele é contínuo. Ou seja, eu posso em determinado momento da vida, estar na fase neutra, em outro momento na fase patológica e em outro ainda, do lado saudável. A vida tem várias situações e circunstâncias que nos fazem estar em pleno movimento o tempo todo, principalmente em termos de saúde.

Mas o que é preciso ficar claro, é que nossos comportamentos e hábitos dependem muito mais de nós mesmos do que de outras pessoas. Muito está em nossas mãos, na capacidade de desenvolver e aumentar esses hábitos saudáveis para que cheguemos num nível adequado de saúde e bem estar. Essa busca depende unicamente de cada um de nós.

É preciso criarmos hábitos e comportamentos saudáveis não só para a saúde física, como também, para a saúde mental. É preciso sairmos da fase neutra em direção à fase de elevação de bem estar, produzindo mais ações e comportamentos positivos. Só assim, conseguiremos obter um estilo de vida mais saudável, promovendo a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *