Como cultivar emoções positivas em tempos de Pandemia?

Como cultivar emoções positivas em tempos de Pandemia?

Num primeiro momento fica difícil pensar em emoções positivas diante de tudo o que estamos vivendo.

A perda de pessoas próximas e queridas, quando não, pessoas do nosso próprio seio familiar; A falta de lazer, a falta dos encontros com os amigos e familiares, a falta de uma rotina “normal” de trabalho, onde tínhamos “tempo” para fazer nossos intervalos, nossos almoços com colegas de trabalho, nossos “happy hours” após o serviço, e tantas outras perdas que tivemos ao longo desse um ano.

É como se de uma hora para outra, sem aviso nenhum, nossa vida desse um giro de 360 graus, porém só deixando pelo caminho rastros de emoções negativas, de tristeza e falta de esperança.

Fica difícil diante de tantas perdas, de tantas notícias ruins, cultivarmos um pouco de esperança, otimismo e até mesmo a alegria. As vezes até parece um sonho distante aqueles momentos de diversão com gargalhadas ao lado dos nossos amigos não é mesmo?

Mas o fato é que, a vida continua seguindo o seu rumo, temos que trabalhar, temos que dar conta dos filhos, da casa, dos nossos projetos, temos que ter o tal do equilíbrio emocional para lidar com tudo isso. Mas como conseguir isso, se o que nos rodeia (já há um ano) é um rastro de tristeza, dor e sofrimento?

Não é nada fácil, e compreender isso, já é um primeiro passo.

Vejo muitas pessoas “se forçando” a estar bem o tempo todo, não se permitindo sentir “as emoções negativas”, como tristeza, desilusão, falta de esperança, e etc.

Mas o que temos que entender é que é preciso também, e muitas vezes até necessário, sentir e acolher essas emoções negativas, afinal, somos humanos, e seria totalmente desolador não sofrermos diante das mazelas pelas quais o mundo e a humanidade está passando.

É preciso entender que está tudo bem em se sentir triste de vez em quando, está tudo bem em não estar sorrindo o tempo todo, isso é empatia e compaixão, é se colocar no lugar do outro, é se compadecer com a dor do próximo. E está tudo bem.

Agora o que temos que ficar atentos é sobre a frequência dessas emoções negativas, temos que ter a percepção para nos observar e perceber se estamos excedendo um certo limite “saudável” de sentir essas emoções. Como já dissemos em outro post aqui no blog, todas as emoções nos são necessárias, sejam elas no sentido positivo ou negativo.

Assim, como conseguir um equilíbrio dessas emoções, de forma que eu consiga levar uma vida um pouco mais “saudável” no campo das emoções, mesmo diante de tantos desafios e dificuldades?

Como sabemos, o cultivo das emoções positivas, é um dos pilares da Psicologia Positiva – a ciência do bem estar. As emoções positivas ampliam nossos recursos cognitivos, físicos e sociais. Nos ajudam a ter recursos diante de situações perturbadoras.

Dessa forma, podemos utilizá-las para conquistar esse equilíbrio e aumentar o nosso bem estar emocional. Assim, podemos elencar algumas delas:

Gratidão:

Mesmo em tempos difíceis podemos cultivar a Gratidão. Podemos ser gratos pela nossa vida, por nossas conquistas até hoje, ser gratos pela família que temos, pelos amigos que conquistamos ao longo da nossa vida, ser gratos a Deus por estarmos vivos, bem e com saúde.

Na Gratidão você tem consciência das coisas boas que lhe acontecem e nunca as considera comuns. Faz com queira retribuir aquilo que lhe foi dado de presente. Ela auxilia nos estados depressivos e no autocontrole.

Além disso, a Gratidão também é uma das Forças de Caráter, presentes na Virtude Transcendência, ou seja, quanto mais Gratidão eu cultivar, mais fortaleço minhas forças transcendentais e de significado na vida. E quanto mais significado e sentido eu tiver na vida, mais fácil fica compreender e passar pelos seus desafios.

=> Anote 3 coisas boas pelos quais você é grato ao final de cada dia. Com o tempo, perceberá que tem muito a agradecer, e isso estimulará seu cérebro a pensar mais positivo sobre as questões da vida.

Esperança:

É também uma emoção positiva, bem como, uma das forças de caráter. Através da Esperança, você espera um futuro melhor e trabalha com afinco para alcançá-lo. Acredita que o futuro é algo que possa mudar através de ações realizadas no momento presente.

Você tem uma visão positiva do futuro, planeja e se esforça para alcançar seus objetivos.

E em tempos de Pandemia, nada melhor do que cultivarmos a esperança de que tudo isso vai passar, e que logo estaremos de volta as nossas rotinas normais e juntos daqueles que amamos. Pensar assim, fortalece também a nossa resiliência.

=> Escreva uma carta para você mesmo com seus objetivos. Visualize os obstáculos que terá que enfrentar, e como vai superando um por um ao longo do caminho, até alcançar os objetivos propostos. Esse exercício lhe ajudará a fortalecer a esperança dentro de você.

Serenidade:

A Serenidade é uma emoção que faz você querer estar integrado com você mesmo e com o todo. Sabe aquela sensação de plenitude quando termina algo que realmente te fez bem? Uma sensação de calma, tranquilidade e paz invade a alma. Isso é serenidade.

Devemos desenvolver a serenidade principalmente em tempos difíceis, pois são nesses momentos que ela se faz ainda mais necessária. É preciso ter serenidade para lidar com o estresse do dia a dia, com a correria dos prazos, entregas, demandas que estamos o tempo todo tendo que resolver. Quanto mais serenidade eu tiver, mais calma e tranquila estarei para resolver todas essas questões do dia a dia.

Podemos cultivar a serenidade através de ações e atividades que nos tragam paz e quietude, como por exemplo, através da meditação, da oração, de momentos em contato com a natureza apreciando toda sua beleza, através da escuta de uma boa música, de uma boa conversa com um amigo que traga paz ao nosso encontro, enfim, se utilizar se situações relaxantes promovem serenidade e nos deixam mais calmos e serenos para lidar com os estresses da vida.

Inspiração:

É aquela vontade de construir algo excelente, algo bom e belo. Fica um pouco difícil pensar em inspiração vivendo os tempos que estamos vivendo, porém, percebam como é possível, de uma situação ruim, tirarmos algo bom…

Ao olharmos o mundo inteiro a nossa volta, percebemos o tanto de sofrimento que a humanidade está passando, mas, em meio a todos esses percalços, não faltam situações inspiradoras, pessoas que de alguma forma procuram um meio de fazer a diferença no mundo, seja ajudando o seu vizinho ao lado, ou num país do outro lado do mundo. Altruísmo é a palavra.

E como é bom percebermos que em meio a tantas dificuldades, dores e sofrimentos, ainda existem pessoas que se preocupam com o próximo, tiram de onde não tem para doar, seja na forma financeira, na disponibilidade em doar o seu tempo ou em doar um sorriso à quem já muito perdeu o próprio. Enfim, são pessoas que nos inspiram.

Então, que tal cultivar um pouco dessa emoção? Ser você mesmo a inspiração na sua casa, no seu bairro, na vida do outro, doando um pouquinho do seu tempo ou do seu sorriso, ajudando aqueles que mais precisam nesse momento… Com certeza, cultivar essa emoção, trará não só resultados positivos ao seu equilíbrio emocional, como também, compartilhar com outras pessoas dessa mesma emoção, promove um bem estar muito mais completo e coletivo no sentido de humanidade.

Amor:

E por último não poderia faltar é claro, essa emoção que é o contexto principal onde todas as emoções positivas acontecem, o Amor. A capacidade de amar e ser amado.

Talvez nosso maior bem em termos de emoções positivas. Através do amor, desenvolvemos relacionamentos afetivos e verdadeiros, desenvolvemos compaixão, altruísmo, gratidão. Podemos dizer que o amor seria a força propulsora da humanidade. É uma força que impele as pessoas à serem generosas, corajosas, justas, pacientes e amáveis. Exemplo do que temos de melhor em emoções positivas.

Podemos cultivar essa emoção de tantas maneiras possíveis, e está tão ao nosso dispor, que basta apenas a nossa disposição em querer amar, para o amor acontecer. Amar nossos entes queridos, nossos parceiros, nossos filhos, nossos pais, amar nossos bichos de estimação, nossos amigos, as crianças do mundo, etc… São muitas formas e maneiras de amar, mas o amor é único e transformador.

Que você possa cultivar essa emoção tão poderosa que é o Amor em sua vida e em suas relações. Ouso a dizer, que seria impossível conquistar um bem estar emocional completo, sem a presença dessa emoção em sua vida.

Enfim, se podemos deixar uma receitinha básica para o cultivo de emoções positivas em tempos de pandemia, seria a receita da positividade, tão comentada nos estudos das emoções positivas:

=> Para cada 1 experiência (emoção) negativa, se permita experimentar 3 experiências (emoções) positivas em seu dia. Com esse saldo positivo, suas chances de viver uma vida muito mais equilibrada, mesmo em tempos tão difíceis, aumentariam consideravelmente. Pense nisso! Afinal, isso é o que todos nós desejamos não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *