Projeto de Vida e as áreas do bem estar

Projeto de Vida e as áreas do bem estar

Quando pensamos em qualidade de vida, estamos falando em um equilíbrio no bem estar das diversas dimensões que compõem a nossa vida. Ao pensarmos num Projeto de Vida que busque alcançar esse equilíbrio, temos que refletir sobre cada uma dessas áreas e o quanto elas são importantes para a nossa felicidade.

Muitas vezes, ao pensar em saúde e bem estar, as pessoas acabam focando mais, nas áreas da saúde física e emocional, deixando outras áreas de fora, acreditando que trabalhando nessas duas áreas, já terão a saúde e o bem estar equilibrado. Mas na realidade, não é bem assim que acontece.

Imagine a seguinte situação: Você é uma pessoa ativa, pratica exercícios físicos regularmente, possui uma alimentação equilibrada e tem bons relacionamentos com seus amigos e colegas de trabalho, favorecendo também a sua saúde social. Porém, no seu trabalho, o estresse é constante, você já não se sente realizado fazendo aquela função, e para piorar a situação, você contraiu algumas dívidas pesadas, que não dá nem para imaginar a situação de largar o emprego atual, pois sua situação financeira no momento não te permite tal pensamento.

Neste exemplo temos duas situações: Um bem estar satisfatório no campo da saúde física e social, porém, um bem estar bem aquém do desejado no campo profissional e financeiro. Daí te pergunto: Nessa situação, seria correto dizer que você tem uma vida equilibrada e feliz? Que essas duas áreas que estão aquem do desejado, não interferem na sua saúde mental e emocional, por exemplo? Provavelmente a resposta será não, é claro.

Como o ser humano é um ser integral, todas essas áreas se correlacionam, gerando uma conexão entre elas em que, uma afeta a outra de certa maneira. Se sua área emocional não está muito bem, isso vai afetar a sua área física. Se sua área financeira não está legal, é bem provável, que a sua área mental também seja afetada por essa situação. Enfim, são só alguns exemplos para demonstrar o quanto um desequilíbrio em alguma área do nosso bem estar, pode afetar a nossa saúde como um todo, prejudicando e muito a nossa qualidade de vida.

Por isso, acredito que algumas áreas são fundamentais para tentarmos buscar esse bem estar, contribuindo assim com uma vida mais saudável e equilibrada. São elas:

Bem Estar Físico

Diz respeito aos cuidados com a saúde do corpo e vão afetar diretamente no bem estar corporal.

Aqui podemos citar todas as práticas de exercícios físicos, esportes, danças, lutas, enfim, tudo o que faz o corpo se movimentar regularmente, com o objetivo de promover a saúde do mesmo.

Inclui também a adoção de uma alimentação equilibrada contendo todos os nutrientes necessários a manutenção do corpo, bem como, um sono de qualidade, cujo efeito reparador trás, além do descanso ao corpo, um aumento de energia no dia seguinte, para a execução das atividades diárias.

E é claro, não devemos nos esquecer, da importância dos cuidados e acompanhamentos de rotinas médicas, bem como as odontológicas.

Todos esses fatores juntos, irão contribuir de forma efetiva para um maior bem estar corporal.

Bem Estar Intelectual

O bem estar intelectual está dentro do bem estar mental, se é que podemos dizer assim. Diz respeito ao crescimento pessoal, a novas aprendizagens e curiosidades do indivíduo, bem como, seus interesses culturais. Quando falamos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, interesses e curiosidades diversos, estamos falando de bem estar intelectual.

Adquirimos um bem estar nessa área, através da leitura, da realização de cursos e novas aprendizagens, da apreciação de eventos artísticos culturais (teatros, shows, danças, etc.), assistindo a bons filmes, boas séries, boas músicas, etc.

Bem Estar Emocional

Diz respeito a tudo que afeta direta ou indiretamente as nossas emoções e comportamentos.

Podemos conquistar um bem estar nessa área, cuidando do nosso lado emocional, ou seja, cultivando emoções positivas, relacionamentos saudáveis, buscando sentido e significado nas coisas que fazemos, propósito e realização pessoal.

Assim, quando falamos de família, hobbies, lazer, atividades que nos proporcionam satisfação e momentos felizes, estamos falando de bem estar emocional.

Bem Estar Espiritual

Se refere a todo sentido de vida que está ligado à algo maior que nós, e neste caso, podemos utilizar o termo transcendência, que vai englobar a espiritualidade, a gratidão, a compaixão, por exemplo.

Algumas pessoas conquistam esse bem estar através de uma prática religiosa, outras, participando de grandes missões, outras ainda, atuando em projetos solidários em prol de um bem comum, ou promovendo ações em hospitais, por exemplo. Enfim, tudo que nos liga à um sentido de “pertencer” a algo maior que nós, esse é o sentido do bem estar espiritual.

Bem Estar Profissional

Aqui, estamos falando de carreira, estudos e recursos financeiros. Tudo que afeta diretamente a nossa área profissional.

Por isso é tão importante ter sentido e engajamento no trabalho, fazer algo que realmente te realize profissionalmente, criar boas condições de trabalho, ambientes saudáveis, buscar um bom equilíbrio financeiro (controlando os ganhos e gastos mensais), se atualizar em sua área, através de cursos e formações, gerando assim satisfação pessoal.

Todos esses fatores, quando considerados de forma equilibrada, trarão realização e satisfação profissional, contribuindo assim com um bem estar nessa área.

Bem Estar Social

Se refere aos nossos relacionamentos e ambientes em que convivemos, buscando uma harmonia entre essas relações – amigos, família, amoroso, colegas de trabalho, networking, etc.

Quando cultivamos relacionamentos saudáveis, além de contribuir também para o nosso bem estar emocional, vai afetar diretamente as nossas relações sociais, trazendo equilíbrio, sentimentos de pertence a um grupo, harmonia com os colegas de trabalho, enfim, vai contribuir de forma significativa com essa área da nossa vida.

Dessa forma, podemos perceber o quanto todas essas áreas podem afetar diretamente, de forma positiva ou negativa, em nossa saúde como um todo.

Por isso acredito que todo Projeto de vida, quando baseado nas dimensões do bem estar, tende a ser mais completo, pois irá contemplar todas as áreas importantes da nossa vida, sem deixar nada de lado. Assim, a conquista de objetivos, metas e sonhos se tornam muito mais efetivas, uma vez que contribuirão com um equilíbrio em todas as áreas, gerando um bem estar pleno e integral do indivíduo.

E você já parou pra refletir como estão essas dimensões em sua vida? Estão equilibradas ou tem alguma que você não está dando a devida atenção? Compartilhe conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *