Produção teatral na escola e o bem estar

Produção teatral na escola e o bem estar

criado por freepik – br.freepik.com

Conforme já foi falado aqui no blog, sabemos que o tema “repertório cultural” faz parte de uma das 10 competências socioemocionais, propostas pela BNCC à serem trabalhadas no ambiente escolar.

Logo, percebemos que toda temática artística e cultural contribuem de maneira direta para o bem estar na escola, seja através dos benefícios corporais, psicológicos ou emocionais que a arte é capaz de nos proporcionar.

Com isso, quero trazer aqui, um pouquinho sobre a minha experiência com esse tipo de bem estar na escola, de maneira mais direta, falar um pouco sobre a produção de espetáculos no ambiente escolar.

Desde muito cedo (até mesmo antes da época de faculdade), a dança e o teatro sempre estiveram presentes em minha vida, participava de escolas, festivais de danças, apresentações de espetáculos, oficinas culturais, grupos teatrais, e etc.

Essas experiências vividas ao longo da minha infância e adolescência com certeza contribuíram muito para a minha vida profissional, pois com minha formação em educação física e estudo do corpo e movimento, me foi possível unir essas duas vertentes que tenho tanta paixão em trabalhar: área do bem estar (saúde) e área da expressão corporal (dança e teatro).

Com isso, enquanto professora atuando na área da educação, sempre levei comigo, além do gosto pela saúde e práticas esportivas, o gosto pelas artes também, permitindo com que eu fizesse ao longo desse caminho, algumas formações e especializações na área da dança e do teatro.

Enfim, contei um pouco dessa minha trajetória, para entenderem o meu envolvimento com o teatro e a dança no ambiente escolar, e para mostrar o quanto toda essa temática está diretamente relacionada com a saúde e bem estar dos alunos.

Sempre gosto de enfatizar o quanto que se trabalhar as diversas manifestações corporais na escola, entre elas a dança e o teatro, contribuem para uma formação integral do aluno, uma vez que além de desenvolver os aspectos corporais (habilidades motoras, linguagem corporal, etc), desenvolve também, aspectos emocionais (as emoções são trabalhadas das mais diversas formas) e intelectuais (gerando novas aprendizagens, conhecimentos artísticos e culturais).

Assim, acredito que trabalhar com teatro e dança nas escolas contribuem com um bem estar geral para todos os envolvidos, alunos, professores, funcionários e gestores, pois todos acabam se envolvendo, direta ou indiretamente com todo o processo, e todos ganham com os frutos que são gerados por esse trabalho (alunos mais participativos, mais engajados, comunicativos, afetuosos, etc).

Mas para que consigamos colher esses bons frutos gerados, muito trabalho tem de ser feito, é todo um processo, com suas etapas de planejamento, execução e finalização para que tudo ocorra dentro do desejado.

E é justamente para compartilhar as etapas desse processo, que resolvi criar esse espaço aqui… a ideia é compartilharmos experiências, o que deu certo e o que não deu, como pensar e planejar cada etapa, como e por onde começar, e etc.

Se você é professor(a), e gosta de trabalhar com essa temática em sua escola, quer compartilhar suas experiências, trocar ideias, ou, se tem vontade de fazer, mas ainda não sabe como… te convido a seguirmos juntos nesse blog – mais especificamente nesse menu: bem estar na escola.

A ideia é aumentarmos o bem estar em nossas escolas, o bem estar dos nossos alunos, e por que não, aumentar o nosso próprio bem estar profissional também, pois se temos muito trabalho para montar todo um espetáculo na escola, temos também, muita satisfação e realização em efetivá-lo, contribuindo assim com a nossa saúde emocional e com nosso bem estar profissional.

Assim, aos pouquinhos vou postando alguns temas sobre o assunto.

Mas só para deixar um gostinho de espera pelo próximo post, estarei falando sobre as etapas que um processo de criação de espetáculo na escola deve conter: Fase de Planejamento, Fase de Execução e Fase de Finalização. Quais são as etapas necessárias em cada uma dessas fases… não percam!!

Te espero aqui hein… até breve!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *