Organização Profissional do Professor

Organização Profissional do Professor

Imagem de Wokandapix por Pixabay

Sob o ponto de vista do bem estar, talvez um dos maiores desafios de um professor seja justamente a questão da organização profissional do seu trabalho.

Por muitas vezes, o professor trabalha em mais de um local, em horários diversos, com turmas, gestão e processos diferentes. Essa situação, se não for bem planejada e organizada, pode fazer com que o professor perca o seu foco, seu senso de prioridades, se sinta meio perdido, no meio de tantas funções e obrigações a realizar ao longo de toda a sua semana.

Por isso, ter uma gestão otimizada do seu tempo e de seus processos, facilitará e muito a organização do seu dia a dia, sobrando algum tempo para cuidar de si, o que muitas vezes acaba ficando relegado a segundo plano.

Dessa forma, planejar e organizar suas aulas, seus horários e seus processos, vão contribuir diretamente para uma melhor qualidade de vida.

Para facilitar esse processo, gosto muito de utilizar a idéia de ciclos ou blocos de atividades, pois ao longo dos anos tendo que gerenciar essas questões para um melhor aproveitamento do meu tempo, percebi que o método que mais me ofereceu uma maior possibilidade de ganho no tempo e qualidade de vida, foi justamente a utilização de ciclos para me organizar.

Assim, vou comentar sobre o modelo que tenho utilizado e que tem me gerado mais tempo para cuidar melhor do meu bem estar:

Gestão de Processos

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Se pensarmos em termos de planejamento anual de atividades, temos: 1 ano com 4 bimestres. Cada bimestre temos um ciclo de atividades a fazer com início (preparação), meio (execução) e fim (finalização). E esse ciclo se renova a cada bimestre.

Dessa forma, gosto de separar cada bimestre através desses ciclos, o que vai gerar 3 etapas em cada ciclo:

1ª Etapa: Preparação

Essa é a primeira etapa do ciclo, onde tudo começa: a preparação dos conteúdos e aulas, dos trabalhos, avaliações, seminários, etc.

Gosto de separar um tempo no início do bimestre e já planejar o bimestre inteiro:

  • Conteúdos semanais das aulas que serão trabalhadas em cada turma
  • Avaliações, trabalhos, seminários que serão aplicados
  • Definição de datas e prazos para a realização dessas atividades
  • Incluo no calendário, todas os eventos e feriados que caiam nos dias das minhas aulas, assim, já tenho também, uma breve noção do total de aulas dadas no bimestre, bem como, os dias que não terei aulas com determinada turma.

Para isso, utilizo um caderno onde controlo e acompanho semanalmente todas as turmas, atividades e notas.

Esse processo, acaba facilitando demais o gerenciamento dessas atividades, além de fornecer uma visão geral e completa do bimestre, gerando mais clareza e limpeza mental, o que contribui com a sensação de bem estar.

Dessa forma, gasto um tempinho a mais no início do bimestre organizando essa etapa, porém, isso me gera mais tempo livre ao longo do bimestre, pois uma vez que já planejei e distribui todo o conteúdo daquele ciclo, o único trabalho que terei agora é só o de acompanhar e executar as aulas propriamente ditas, gerando mais tempo livre do que se eu fosse preparar todos os conteúdos semanalmente.

É claro que, imprevistos podem acontecer fazendo com que tenhamos que adaptar ou refazer algum desses conteúdos já planejados, mas geralmente isso é a exceção e não a regra. Então, na minha visão, compensa demais se organizar dessa maneira. Tenho colhido bons frutos com esse método.

2ª Etapa: Execução

Nessa fase do ciclo realizamos a execução das atividades planejadas para o bimestre.

  • As aulas propriamente ditas
  • Correções e devoluções das atividades e notas
  • Lançamentos de conteúdos e notas nos diários

Nessa etapa, não preciso me preocupar com o planejamento de novas atividades ou aulas, uma vez que já fiz isso no planejamento. Assim, me sobra muito mais tempo para me dedicar apenas na execução das aulas, e a esse processo de correções e lançamentos de notas.

3ª Etapa: Finalização

E finalmente chegamos ao final do bimestre, ao final do ciclo. Nessa etapa, encerramos o ciclo com:

  • Fechamento e lançamento de notas no sistema da Instituição
  • Conselho de Classe
  • Reunião de Pais e Mestres
  • Feedback do conteúdo trabalhado com os alunos

Dessa forma, um ciclo se encerra para dar início ao próximo. E assim, seguem os 4 bimestres do ano. A cada bimestre, um ciclo é renovado. E isso, nos dá aquela sensação de dever cumprido a cada etapa do ano, gerando assim, um maior bem estar mental.

Gestão do Tempo

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Outro ponto extremamente importante e que afeta diretamente na qualidade de vida do professor, é a gestão de horários.

O professor dever ser bem organizado em relação aos seus horários, pois isso é um grande gerador de estresse e esgotamento físico e mental. São muitos locais de deslocamentos, muitos horários de aulas intercaladas, muitas atividades para serem feitas em casa (pois não dá tempo de fazer em seu horário de aula), enfim, se não for organizado com horários, ficará sempre refém da falta de tempo, principalmente falta de tempo para cuidar de si.

Horário de aulas – Blocos fechados

Sempre que possível, tentar conciliar todas as aulas/ turmas em um mesmo período do dia. Nem sempre é fácil, principalmente quando trabalha em uma escola/colégio grande, com um grande número de professores. Mas se conseguir fechar suas aulas em um bloco de período no dia, facilita para sobrar mais tempo nesse dia, seja tempo livre para você, ou para trabalhar em outro local (como é o caso de uma grande maioria dos professores).

Horário de aulas – Acúmulo de Cargo

Outro ponto importante, é quando se acumula cargos em mais de uma instituição. Novamente, se possível, tente conciliar seus horários em blocos fechados. Tipo um bloco de dias corridos para uma escola e outro bloco de dias corridos em outra. Isso facilita tanto no momento de organizar suas atividades, como no senso de clareza, foco e prioridades.

Exemplo: É muito mais fácil, mentalmente falando, organizar suas aulas de segunda a quarta numa instituição, e de quinta e sexta em outra, do que ficar a semana inteira intercalando entre uma e outra. Ou então, todos as aulas da manhã em uma escola, e todas do período noturno em outra. Pense sempre na idéia de blocos fechados, e uma frequência mínima de deslocamento entre as instituições.

É claro que nem sempre isso será possível, pois dependerá de uma série de fatores. Mas já tendo isso em mente, ficará mais fácil tentar uma adaptação nesse sentido no próximo ano letivo.

Vai por mim, por experiência própria, se organizar dessa maneira gera uma clareza mental incrível além de um maior rendimento em termos de produtividade e gerenciamento do tempo.

Atividades de Trabalho em casa

E por último, mas não menos importante, gerenciar o seu horário para as atividades que precisam ser feitas em casa (fora do seu horário de trabalho).

Se organize de forma que tenha tempo livre pra você. Ou separando um dia da semana para isso, ou, separando uma hora do seu dia. Se não nos colocarmos como prioridades em nossa rotina semanal, nunca teremos um “tempo livre” para nós. Sempre haverá outra tarefa, outro compromisso mais importante para fazer. Mais uma vez, o planejamento é a base do sucesso em termos de tempo. Quando planejamos nossa rotina de trabalho em casa, é fundamental para o nosso bem estar, planejar um tempinho livre para uso pessoal, isso acaba se tornando uma prioridade em sua vida.

E lembre-se: Você é o único responsável por suas escolhas e pelo gerenciamento do seu tempo. Se você não se colocar como uma prioridade em sua própria vida, ninguém fará isso por você.

Agora, como todo método, nem sempre funciona para todo mundo. E tudo bem. O importante é usar alguma forma de organização que gere mais tempo e bem estar em sua vida. Esse é o que tem funcionado para mim já há alguns anos, e tem me gerado um bom retorno em termos de qualidade de vida e equilíbrio profissional. Por isso quis compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado!!

Se você utiliza algum método de organização no seu trabalho que o ajude a gerar mais qualidade de vida, compartilhe conosco, vou adorar trocar idéias!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *