A importância dos Ciclos na Vida

A importância dos Ciclos na Vida

Foto de Giallo no Pexels

Ultimamente tenho refletido muito a vida sob a perspectiva dos ciclos.

Se pararmos para pensar, toda a nossa existência e tudo que coexiste com ela, a natureza, os seres vivos, os planetas, são regidos através de ciclos.

A natureza através das estações do ano, primavera, verão, outono e inverno – São ciclos que a cada ano vão se renovando, cada um com suas características e importância para a existência humana. Os planetas girando em torno da terra, o dia, a noite, cumprindo seu ciclo para que tudo ocorra de forma perfeita e harmonizada no universo.

A nossa própria vida (enquanto corpo físico no mundo) nada mais é do que um grande ciclo, que se inicia com o nascimento e se encerra com a morte. E ao longo dessa jornada, ocorrem vários ciclos menores que vão escrevendo a nossa história e moldando a nossa personalidade.

E para além desses, podemos ainda pensar em termos de ciclos, em etapas da vida, conforme as faixas etárias, como os ciclos setênios, que são divididos em 7 e 7 anos. Ou até mesmo, um ciclo diário de atividades, como tomar café pela manhã, trabalhar ao longo do dia, descansar a noite. Todas essas situações, acabam girando em torno de ciclos menores ou maiores, que muitas vezes nem nos damos conta de perceber isso.

Mas o que quero falar hoje, são sobre os ciclos ao longo da nossa jornada de vida, aqueles ciclos que vão moldando a nossa história, nos ajudando a crescer e amadurecer enquanto seres humanos aqui na terra.

Passamos por vários deles ao longo da vida, seja profissional ou pessoal, vejamos:

Ciclos na Vida Profissional

Pode ser determinado por aquele período de tempo em que trabalhou em determinada empresa, e após um tempo se desligou. Independente da forma que foi esse desligamento, se foi concensual, se foi um pedido de demissão ou uma demissão imposta, não importa, o que importa aqui, é que esse ciclo se fechou.

Dessa forma, você poderá passar por muitos ciclos desses ao longo da sua vida profissional, seja, trocando de empregos, ou fazendo uma transição de carreira, ou virando empreendedor, ou até mesmo, encerrando todo um grande ciclo de trabalhos para entrar num novo ciclo, o da aposentadoria. Enfim, com certeza eles sempre estarão presentes em sua carreira, de uma forma ou de outra.

Ciclos na Vida Pessoal

Outros exemplos de ciclos que podemos perceber, são os ciclos ao longo de nossa vida pessoal, envolvendo todas as áreas da nossa vida, como relacionamentos, família, espiritual, estudos, etc.

Nos Relacionamentos

Quantas vezes iniciamos e terminamos relacionamentos, não é mesmo? Algumas pessoas mais, outras menos, mas independente de quantos, o fato é que, todos os relacionamentos que vivemos ao longo da nossa jornada, sejam eles, amorosos, de amizade ou familiares, eles sempre estão se renovando.

Termina um ciclo, começa outro. E precisa ser assim. Independente da forma como um ciclo terminar, é preciso encerrá-lo.

Quantas vezes começamos um novo relacionamento que não sabemos se dará certo ou não, e com o tempo, percebemos que aquele relacionamento foi bom enquanto durou, mas chegou a um fim. E tudo bem. É preciso encerrá-lo, para seguirmos a nossa caminhada.

Quando pensamos nos relacionamentos, muitas pessoas acabam não encerrando o seu ciclo de forma definitiva, e quando percebem, já estão vivendo uma outra vida, com outra pessoa, mas trazendo dentro de si rastros de um ciclo do passado que não foi bem encerrado. Exemplos não nos faltam, aquele primeiro amor que até hoje dita a maneira como você se relaciona com seu parceiro atual, ou aquele que permanece presente o tempo todo nas lembranças dessa pessoa, por mais que já se passaram anos a fio desde que terminou aquele relacionamento.

E por aí vai, são muitos exemplos e muitas pessoas que não conseguiram encerrar os seus ciclos. Por conta disso, elas dificultam muito a abertura de um novo ciclo feliz e duradouro, pois o fato de não terem fechado o ciclo anterior definitivamente, poderá trazer traumas, dores, sofrimentos que a impedirão de ser realmente feliz em seu novo ciclo.

Pessoal

Quantas pessoas não ficam anos a fio, tentando alcançar algum objetivo pessoal, seja ele qual for, e muitas vezes, percebem que o tempo só vai passando, a vida vai seguindo o seu rumo, e a pessoa não consegue avançar, pois está presa aquele ciclo, que já não rende mais, já passou do tempo de fechar.

Isso serve para muitas áreas na vida da pessoa, saúde, carreira, projetos, etc. A pessoa fica tão obcecada naquele projeto, ou naquela situação, que muitas vezes não percebe, que só está trazendo para a vida dela dor, sofrimento e frustração, pois muitas vezes o tempo para aquilo acontecer já passou, o tempo de encerrar aquele ciclo já foi, mas a pessoa permanece batendo na mesma tecla.

É preciso partir para outra, alçar novos rumos, seguir em frente. É preciso aceitar que aquele projeto ou sonho não poderá ser realizado daquela maneira e naquele tempo que a pessoa queria. É preciso se abrir a novas possibilidades e escolhas. Mas para isso ser feito com sabedoria é preciso encerrar o ciclo que não está rendendo mais.

Nos Estudos

Passamos por vários ciclos em nossa jornada estudantil. Alguns param no Ensino Médio, outros na Faculdade, outros em Especializações, outros ainda nos mais diversos cursos. Não importa. Todos eles sempre terão um tempo para acontecer em nossas vidas, são nossos ciclos de estudos.

As vezes a pessoa pode começar a estudar uma área e no meio do caminho perceber que não era bem o que queria. O que fazer? Simples. Encerrar esse ciclo e partir para outra.

Os ciclos não são imutáveis, engessados, ou seja, algumas vezes, só dependerá de mim para iniciar ou encerrar um ciclo. No caso dos estudos, esse exemplo de autonomia em nossos ciclos é muito claro. Pois, se eu resolver mudar de área, quiser trocar de curso ou carreira, a escolha é totalmente minha, na maioria das vezes, não precisarei depender de nada e nem ninguém. Ao contrário de outros ciclos, que as vezes dependemos de situações externas para conseguirmos encerrá-los, como no caso da saúde por exemplo.

Enfim, analisando todas essas situações de ciclos em nossa vida, o que precisamos perceber é, que em uma grande maioria das vezes, a pessoa tem autonomia para fazer as suas escolhas em relação aos seus ciclos de vida, seja nos relacionamentos, na carreira, nos estudos, etc.

E o que mais importa é que só conseguiremos crescer e amadurecer enquanto ser humano, passando por alguns ciclos que muitas vezes não nos trazem tantas alegrias assim, pois sempre teremos ciclos prósperos e felizes, mas também, alguns ciclos tristes e desafiadores. É a lei da vida. Tempos de tempestades, tempos de bonanças.

Precisamos saber fazer boas escolhas em nossos ciclos e principalmente, saber encerrá-los por definitivo, para que assim, novos ciclos se abram à nossa vida, trazendo um futuro cheio de possibilidades e esperanças. Não é porque um ciclo não deu certo em sua vida, que não poderá aprender com esse infortúnio, e tirar boas lições para um próximo ciclo não é mesmo?

Estamos aqui para isso, para vivermos, aprendermos e melhorarmos como pessoa. E nada melhor do que os ciclos que permeiam toda a nossa vida, para nos moldar, nos transformar e nos auxiliar em nosso desenvolvimento pessoal.

E você, já parou para refletir o quanto que os ciclos que já viveu na vida, te fizeram ser quem você é? Deixe seu comentário e compartilhe conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *