Bem Estar Intelectual – O que é?

Bem Estar Intelectual – O que é?

Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com

O Bem Estar Intelectual está relacionado à tudo que diz respeito à novas aprendizagens e interesses, curiosidades, criatividade, desenvolvimento pessoal e cultural, à tudo que agrega conhecimento ao nosso cérebro.

Quando iniciamos um curso por exemplo, seja ele de qual nível for (universitário, técnico, livre), estamos agregando conhecimentos ao nosso intelecto. Mas também, quando assistimos a um filme interessante, lemos um bom livro (seja técnico ou não), assistimos um espetáculo musical, estamos também consumindo conhecimentos que contribuirão para o nosso bem estar intelectual de maneira geral.

Dessa forma, podemos pensar sobre essa área da nossa vida, sob alguns aspectos:

Desenvolvimento Pessoal

Tudo que fazemos e/ou aprendemos em termos de cursos, formações, leituras que promovam o nosso crescimento intelectual, estamos falando de desenvolvimento pessoal.

O desenvolvimento pessoal é um aspecto do ser humano que abrange competências, talentos e habilidades que irão promover o seu crescimento profissional e/ou pessoal. Isso engloba autoconhecimento, estabelecimento de metas e objetivos para a vida, saber onde quer chegar e principalmente, saber como chegar ao seu objetivo principal.

Essas habilidades e competências adquiridas através do desenvolvimento pessoal, é que o tornarão uma pessoa mais capacitada, engajada e feliz em sua vida, pois a auto-realização está intimamente ligada ao desenvolvimento pessoal do ser humano.

Dessa forma, podemos pensar em áreas de interesses de novas aprendizagens e curiosidades, como por exemplo, um novo curso a fazer, um novo idioma a estudar, um instrumento novo a aprender ou, buscar um novo desafio, como aprender a dançar um novo estilo de dança, praticar um novo esporte radical, praticar novas receitas culinárias na sua cozinha, e etc.

Enfim, existem uma série de áreas e interesses disponíveis para aprendermos e nos desenvolvermos, tudo vai depender de quem você é, do que você gosta, do seus interesses pessoais e profissionais e de quais são seus objetivos de vida. E tudo isso a gente amadurece com um autoconhecimento efetivo.

Criatividade

Sem dúvida nenhuma, a criatividade é um aspecto muito importante para o bem estar intelectual, pois é através dela, que desenvolvemos os nossos processos criativos, geramos novas idéias, criamos novas situações, enfim, é um espaço fértil em nosso cérebro para o desenvolvimento intelectual.

A criatividade pode ser desenvolvida de várias maneiras, a depender da disposição do indivíduo em querer desenvolvê-la em sua vida, seja no campo pessoal ou profissional.

Algumas áreas profissionais são mais dependentes de processos criativos, como por exemplo, as artes, a comunicação, a arquitetura, mas isso não quer dizer que outras áreas não desenvolvam processos criativos. Muito pelo contrário, independente da área profissional, a criatividade pode ser desenvolvida pelo indivíduo em qualquer área de atuação, seja na realização da própria atividade em si ou, pela maneira como a pessoa irá desenvolver essa atividade. E isso só dependerá da sua criatividade.

Desenvolvimento Cultural

Tudo que se relaciona a cultura de certo modo, está intimamente relacionado ao nosso bem estar intelectual. Pois é através da cultura, que temos contato com os mais diversos tipos de artes, experiências e conhecimentos.

É muito comum por exemplo, você ler um livro e aprender algo novo com essa história, independente de ser um livro de ficção ou não ficção. Ao assistir um espetáculo teatral, você absorve novos conhecimentos a respeito do tema que foi apresentado, independente desses novos conhecimentos serem utilizados para sua vida profissional ou pessoal, não importa, o que importa aqui, é que seu cérebro aprendeu algo novo através da cultura.

Por isso, quando falamos em desenvolvimento cultural, estamos falando também em desenvolvimento da área intelectual da pessoa, seja na forma de lazer ou não, o desenvolvimento intelectual está acontecendo.

Benefícios de se cultivar o Bem Estar Intelectual

  • Quando estamos desenvolvendo o nosso bem estar intelectual, percebemos mudanças positivas em nossas tomadas de decisões, uma vez que nosso cérebro possui muito mais repertório de conhecimentos disponíveis para nos auxiliar nessa tomada de decisão.
  • Ficamos mais abertos a novas idéias, experiências e conhecimentos, estimulando assim a nossa criatividade, os nossos relacionamentos com os outros, a nossa inteligência, uma vez que estamos desenvolvendo novas aprendizagens em nosso cérebro.
  • E com tudo isso, aumentamos consequentemente o nosso crescimento pessoal, elemento tão importante para a nossa auto realização.

Enfim, percebemos assim, que podemos promover o bem estar intelectual através desses vários aspectos citados acima, pois seja qual for o meio utilizado, é claro que o nosso cérebro estará aprendendo algo novo, estará se desenvolvendo mais, e com isso, gerando um melhor bem estar nessa área, contribuindo assim, para uma qualidade de vida muito mais efetiva.

E você, tem desenvolvido de forma satisfatória o seu Bem Estar Intelectual? Compartilhe conosco!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *