Conhecendo O Estado de Flow…

Conhecendo O Estado de Flow…

Imagem de rony michaud por Pixabay

No campo da Psicologia Positiva, o psicólogo húngaro americano Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolveu a chamada teoria do fluxo (flow em inglês).

O conceito de flow está relacionado a um total envolvimento da pessoa com atividades que são motivantes, proporcionando prazer por meio de suas realizações. Estar em estado de Flow, é possuir um sentimento intenso de alegria e satisfação pessoal com o que está sendo realizado.

Muitas vezes o envolvimento na atividade é tão intenso que as ações parecem acontecer quase que de forma automática e espontânea, a pessoa fica tão envolvida com o ambiente ou as pessoas em volta daquela atividade, que é comum perder a noção da passagem do tempo, como se houvesse uma perda temporária da autoconsciência naquele momento.

Entrar em estado de flow acaba sendo uma escolha, bastando para tal, oferecer as condições como foco, concentração e energia. Ele acontece quando a atenção está totalmente focada na atividade, assim como, seus sentimentos e pensamentos voltados aquela ação.

Além disso, para que o flow aconteça, depende também de experiências novas e que nos motivem a testar nossos limites e habilidades. Por isso pessoas criativas geralmente acabam encontrando mais facilidade de entrar em fluxo, uma vez que estão sempre buscando novas experiências em suas maneiras de realizar suas atividades. O que não quer dizer que, pessoas que não sejam muito criativas, também não possam entrar nesse estado de fluxo, muito pelo contrário, qualquer um pode, desde que desafie seus limites e habilidades no desempenho de suas atividades.

Segundo os estudos, existem pelos menos 3 elementos que são necessários para que o flow aconteça. São eles:

Equilíbrio entre desafio e habilidade

Existe um equilíbrio entre o desafio e a habilidade que a pessoa possui para respondê-lo de forma adequada.

Se as habilidades forem maiores que os desafios, a pessoa entrará no estado de tédio. Se os desafios forem maiores que as habilidades, a pessoa entrará em estado de ansiedade.

Por isso, um equilíbrio entre esses dois elementos são necessários para que o indivíduo entre em estado de flow. Ou seja, suas habilidades estarem perfeitamente alinhadas com os desafios que lhe são apresentados em determinada atividade.

Metas Claras e retorno das ações

Outro elemento que define o estado de flow, é sobre possuir as metas claras e objetivas sobre a atividade que está realizando.

É preciso saber com clareza, onde se quer chegar com aquela atividade (objetivo final), considerar as regras e possibilidades da tarefa, bem como, ter claro uma maneira eficaz de acompanhamento do rendimento dessa atividade, através de indicadores efetivos de desempenho.

Dessa maneira, conseguimos obter um retorno (feedback) da atividade que estamos fazendo e se ela está sendo coerente com o objetivo final proposto para ela.

Concentração total na atividade e no momento presente

O foco da atenção está totalmente voltado a atividade e ao momento presente. Não importando o que está acontecendo a nossa volta e nem se preocupando com o que fará depois da atividade. A energia está toda concentrada na atividade, é a atenção plena naquele momento.

Além desses fatores, para que o fluxo aconteça é preciso oscilar nas atividades da vida cotidiana, ou seja, as experiências de fluxo acontecem quando fazemos coisas diferentes do que estamos habituados a fazer.

Se pensarmos nessas estruturas da vida cotidiana podemos destacar:

  • Atividades Produtivas: Trabalhar, estudar, falar, comer, etc. Ajudam a melhorar nossa capacidade de concentração. Nos oferecem um nível médio de fluxo.
  • Atividades de Manutenção: Cuidar da casa, cozinhar, limpar, fazer compras, dirigir, etc. Contribuem pouco para o estado de fluxo.
  • Atividades de Lazer: Hobbies, esportes, filmes, restaurantes, relacionamentos sociais, etc. São potencializadores de motivação e estado de fluxo.

Dessa forma, o ideal seria conseguir oscilar entre essas atividades, proporcionando assim, maiores possibilidades de geração de fluxo. E é aqui que justamente muitas pessoas encontram dificuldades, uma vez que muitas vezes não conseguem encontrar um equilíbrio entre essas estruturas em sua vida. Trabalham muito e se divertem pouco.

Quando trabalham no que realmente gostam, no que faz sentido para a pessoa, as experiências de fluxo podem acontecer com muito mais frequência durante as realizações de suas atividades profissionais se comparado com pessoas que não gostam da função que desempenham em sua vida profissional. E neste ultimo caso então, precisariam de muito mais momentos de lazer para tentar equilibrar e potencializar essas experiências de fluxo em sua vida.

As experiências de fluxo contribuem diretamente com a nossa felicidade, uma vez que ela harmoniza sentimentos, pensamentos e desejos em torno daquilo que nos realizamos fazendo, seja no campo profissional ou no campo pessoal.

Assim, se pensarmos em termos de qualidade de vida, o fluxo entraria como um grande potencial gerador de bem estar, uma vez que essas experiências nos trazem emoções positivas como alegria e sentimentos de satisfação.

Se pudermos experimentar o fluxo, através do trabalho e relacionamentos por exemplo, com certeza aumentaríamos a nossa qualidade de vida de maneira geral.

Dessa forma, poderíamos obter mais experiências de fluxo então:

  • Procurando por desafios
  • Desenvolvendo habilidade para enfrentar esses desafios
  • Definindo metas e objetivos de forma clara
  • Se concentrando na atividade que estiver realizando
  • Monitorando seu estado emocional (Lembre-se que irritação, ansiedade e preocupação afetam de forma negativa a nossa atenção e concentração – elementos básicos para entrar em fluxo).

É preciso buscar mais estados de fluxo no ambiente em que vivemos, casa, trabalho, escola, relacionamentos, etc. Essas experiências nos possibilitam alcançar mais harmonia e felicidade em nosso meio.

Pense sempre nisso no momento de refletir sobre sua carreira, o que gosta de fazer, sobre as pessoas com quem gosta de estar, enfim, pense no fluxo como mais uma maneira de aumentar o seu bem estar e sua qualidade de vida!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *