Falando em Linguagem Corporal…

Falando em Linguagem Corporal…

A linguagem corporal é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo, pois não basta saber se comunicar apenas verbalmente, é preciso alinhar essa comunicação verbal a comunicação corporal.

O corpo fala. O corpo se comunica, através de movimentos, gestos e expressões. O corpo carrega em si, todas as experiências, memórias, emoções e sentimentos vividos ao longo da vida e, isso faz com que cada corpo seja único, que cada indivíduo carregue a sua história dentro de si.

Num exemplo bem simples de comunicação corporal, podemos citar quando queremos expressar um sentimento a alguém, mas não temos palavras, nesses casos, muitas vezes, um abraço faz esse papel, transmitindo através do corpo tudo o que gostaríamos de dizer naquele momento.

Uma comunicação corporal bem desenvolvida, irá se alinhar ao que o indivíduo quer transmitir ou dizer, ou seja, contribuirá efetivamente para uma excelente comunicação onde quer que a pessoa esteja, seja num ambiente pessoal ou profissional. O fato é que, saber se comunicar de maneira mais efetiva, potencializará suas habilidades e competências para a vida.

Algumas atividades trabalham diretamente no desenvolvimento dessas expressões, podemos citar o teatro, a dança, o esporte, e tudo o que se relaciona a movimentos corporais. Pois é através do movimento corporal consciente, que desenvolvemos essas habilidades, permitindo ao corpo novas experiências e possibilidades de expressão e comunicação.

Termos consciência do nosso corpo e dos nossos movimentos, nos possibilitará conhecermos o nosso todo, nossa unidade, físico, espírito, psíquico.

Assim, através de uma linguagem corporal consciente e expressiva, a pessoa comunicará ao outro quem ela é, que possui uma identidade, e que, independente de sua comunicação verbal, ela se faz entender ao outro e ao meio em que vive.

A comunicação corporal pode ser libertadora, na medida em que expressa todos os sentimentos e emoções guardadas nesse corpo ao longo da vida.

Por isso, movimente-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *