Volta às aulas e o cuidado emocional – As 5 Forças necessárias

Volta às aulas e o cuidado emocional – As 5 Forças necessárias

E eis que é chegada a hora do tão aguardado momento da volta às aulas presenciais, após um período extenso de isolamento social.

Sabemos o quão difícil o ano de 2020 foi para todos, professores, alunos, pais, gestores – todos envolvidos de forma direta ou indireta com a educação.

A educação foi uma das áreas mais afetadas pelo processo de isolamento social/pandemia, seja por questões econômicas (como em muitos outros setores), mas, principalmente por questões emocionais, e aqui, não tenho dúvida de que o aluno foi o principal afetado.

A escola além de espaço ensino aprendizagem, é o espaço onde eles se relacionam, se sociabilizam, trocam ideias com seus pares, interagem entre si. E isso fica completamente comprometido quando pensamos num ambiente totalmente online.

Por isso, ao pensarmos no ano que foi 2020, um ano em que todos foram afetados das mais diversas formas, temos que pensar com um carinho muito especial em nossos nossos alunos.

Não tenho dúvidas de que receberemos nossos alunos mais ansiosos, agitados ou até mesmo mais depressivos, melancólicos ou agressivos, pois todo esse afastamento dos colegas, da sua rotina do dia a dia, de uma hora para outra, de forma tão abrupta como foi, com certeza causou alguns estragos físicos e emocionais na vida deles.

Mas nada que não possa ser transformado. Afinal eles estarão retornando “para o seu segundo lar”, a escola, que é um dos seus ambientes reconhecidamente seguro para suas relações sociais e emocionais.

Então a pergunta que fica é: Como receber esses alunos? Como demonstrar que estamos juntos, e que finalmente aos poucos, estamos vencendo essa pandemia e retornando ao nosso “novo normal”? Como ajudá-los nessa trajetória de retorno?

Listei algumas Forças de Caráter, que acredito serem bem pertinentes a este momento de retorno presencial, embora que parcialmente num primeiro momento.

São elas:

AMOR PELA APRENDIZAGEM

Através do reforço dessa força podemos mostrar aos alunos o quanto foram resilientes, aprendendo todo esse tempo no EAD, o quanto aprenderam e superaram os novos desafios que sempre se aprensentavam.

E é através dessa força também, que encontrarão a motivação e o engajamento para recomeçar o “novo normal”. Pois no EAD com certeza sentiram falta da aprendizagem presencial, puderam perceber o quanto o contato professor/aluno na sala de aula é importante para uma aprendizagem mais efetiva.

Assim, através dessa Força poderão encontrar o caminho à tanto tempo esperado e desejado… a volta à escola, a volta às aulas presenciais, colhendo todos os frutos que só o amor pela aprendizagem é capaz de oferecer.

ENTUSIASMO

Ah…nada como a força Entusiasmo para nos dar a energia necessária para os novos desafios, para as novas aventuras. Afinal, a vida é uma aventura, com seus altos e baixos, com suas tempestades e calmarias, e após todo um período de tempestade, é chegada a hora de mudar o rumo, criar uma nova história, rever os amigos, retomar as relações.

E essa é a aventura da vida, encarar os novos desafios com entusiasmo e animação para escrever um futuro melhor.

AMOR

E não tem como falar em relacionamentos, sem falar nessa força tão poderosa que é o Amor.

Nessa fase da vida escolar, a escola é um dos ambientes onde os relacionamentos de carinho, afeto e amizade mais se intensificam entre nossos jovens.

Com o retorno presencial na escola, temos novamente a oportunidade de trabalhar com mais afinco essa grande força que é o Amor. Ajudá-los a fortalecer esses laços, a criar relacionamentos saudáveis e afetuosos, com muito respeito e empatia.

Valorizar essa Força de Caráter entre nossos jovens, nos ajudam a sonhar com um mundo mais solidário e humano.

PRUDÊNCIA

Essa força se faz necessária em muitos aspectos da nossa vida, porém no contexto da escola, vivendo esse atual momento, diria que ela será fundamental nesse retorno.

Embora as coisas estejam aos poucos retomando o seu normal, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer no que diz respeito a essa pandemia.

Até estarmos todos totalmente seguros, vacinados e sem risco para esse vírus, precisamos mais do que nunca da Prudência, uma força que nos ajuda a ponderar, a analisar todos os aspectos e possibilidades das situações, bem como, a tomar melhores decisões.

E nesse retorno, nossos alunos precisarão usá-la com muita atenção, para os cuidados com a higiene, os cuidados de manter sempre a máscara no rosto, os cuidados na hora de se relacionar com os colegas, procurando evitar ao máximo, qualquer tipo de contato físico, e por aí vai…

A Prudência nos ajuda a pensar nas consequências das nossa ações, e com isso, favorece melhores decisões e melhores comportamentos. E nesse momento na escola, isso será de vital importância.

ESPERANÇA

Uma palavra que abre tantos caminhos e possibilidades…

A Esperança ou Otimismo, é a força que nos dá uma luz no fim do túnel. Nos mostra uma direção, nos faz acreditar num futuro melhor.

Trabalhar o Otimismo com nossos alunos nesse momento, os ajudarão a reconhecer que tudo nessa vida passa, que precisamos ter fé e acreditar que teremos um futuro melhor, e que eles, farão parte desse futuro.

Com isso, devemos ajudá-los a desenvolver a autonomia necessária, para torná-los agentes de mudanças que o mundo e o futuro pedirão. E quando pensamos em futuro, precisamos de Esperança.

É claro que existem outras forças de caráter que poderão nos ajudar em nosso equilíbrio emocional nesse momento. Porém, acredito que essas 5 forças aqui listadas, já possuem capacidades suficientes para promover um retorno as aulas mais consciente, mais saudável e seguro.

E é isso que precisamos, um retorno onde nossos alunos se sintam acolhidos, seguros e amados. Pois o verdadeiro Educar vai além do cognitivo, é social e é emocional. É um Educar Integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *