6 Passos para um bom Planejamento Anual

6 Passos para um bom Planejamento Anual

Você tem o costume de fazer um Planejamento para o próximo ano que se inicia?

Costumo dizer que um bom planejamento é o primeiro passo na conquista dos nossos objetivos e metas.

Um bom planejamento nos direciona, nos mostra o caminho a seguir, traz maior clareza para nossas escolhas e decisões para alcançar nossos sonhos e objetivos.

Já há alguns anos faço meu planejamento para o ano seguinte, sempre entre os meses de novembro e dezembro. Utilizo dois meses de antecedência por são muitos fatores à considerar na hora de montar o planejamento do próximo ano.

Listo aqui, alguns fatores que acredito serem importantes num processo de planejamento de vida anual:

Revisão do Ano

Em primeiro lugar, é necessário fazer uma revisão do ano que está terminando, rever o que conseguiu cumprir, e o que não conseguiu, rever as pendências que ficarão para o ano seguinte, avaliar o que deu certo e o que não deu, o que você quer levar o que quer descartar, o que não faz mais sentido manter, e aqui, entra inclusive, as ferramentas de organização utilizadas ao longo do ano corrente.

Sempre no final do ano, gosto de rever todo o meu sistema de organização, continuar com o que deu certo e trocar/adaptar para outras, a que não deu certo.

Avaliar cada área da vida, o que você não deu a devida atenção este ano, em qual área vai precisar focar mais no ano seguinte para conquistar um melhor bem estar em sua vida.

Após fazer essa revisão geral em todas as áreas de vida, é hora de refletir sobre quem você está se tornando, o que realmente quer e faz sentido manter em sua vida, e quais são seus reais sonhos e objetivos. E para isso, o próximo passo é fundamental.

Autoconhecimento

Nesse processo de reflexão de como está a minha vida atualmente e o que ainda quero conquistar, alguns exercícios de autoconhecimento são fundamentais, pois quanto mais nos conhecemos, mais clareza temos do que queremos e de onde queremos chegar, além de identificarmos o que realmente nos faz felizes.

Por isso, se conhecer melhor, reconhecer os valores, talentos, forças pessoais, tudo que pode me ajudar na conquista dos meus objetivos, são fundamentais nesse processo.

A ideia é, mais do que focar nas defasagens e fraquezas, é focar no que tenho de melhor, nas minhas forças e competências, para construir um ano cheio de potencialidades e possibilidades.

Sistema de Organização

Utilizar um bom sistema de organização é imprescindível para um bom planejamento.

É preciso colocar cada coisa em seu lugar, os compromissos, as ações, as metas, objetivos, etc. Além disso, o bom uso do tempo é indispensável para organizarmos a vida, nos tornarmos mais produtivos de forma equilibrada, contribuindo assim, para o alcance de nossas metas e nosso bem estar.

Fazer uso de agendas, planners, lista de tarefas, cadernos, ferramentas digitais, são fatores que irão influenciar diretamente em nossa rotina e plano de ação para cumprir nossos objetivos.

Por isso, já que estamos falando de planejamento, comece planejando as ferramentas de organização e gestão do tempo que irá utilizar no seu próximo ano. Elas já fazem parte de um bom e efetivo planejamento anual.

Lembre-se que você terá que acompanhar o progresso de suas metas em algum lugar, e um bom sistema de organização lhe permitirá fazer isso com muito mais prazer e realização.

Objetivos por áreas da vida

Aqui, faço uma lista geral de todos os meus objetivos que quero alcançar, em todas as áreas da vida. Dessa maneira, consigo definir em área por área, tudo o que precisa ser feito e o prazo que quero cumprir para cada um deles.

É engraçado como fazer essa divisão, clareia muito a minha mente e minha organização pessoal. Sinto até uma leveza quando olho para todos os meus objetivos listados em “categorias”, e consigo assim, visualizar o que precisa ser feito em cada área.

É claro que muitos objetivos e áreas diversas se conversam, na verdade, o tempo todo. Mas ter essa distribuição facilita tanto o meu processo de organização como as metas que quero traçar para cada um deles.

Metas por Objetivos

O próximo passo, entra o Plano de Ação, onde tudo deverá sair do papel para ser realizado na prática (e muitas vezes, é a parte mais difícil de fazer, não é mesmo?).

Mas para facilitar a coisa toda, devemos fazer um bom uso das metas. São elas que irão mensurar o quanto estamos progredindo em direção aos nossos objetivos, além de estar nos desafiando o tempo todo à desempenharmos nossas ações e cumprir as metas estabelecidas.

Para isso, elas devem ser claras: específicas, relevantes, atingíveis e mensuráveis. Além disso, deve estar anotada em algum lugar visível, onde você tenha acesso frequentemente. Pode ser um caderno, uma ferramenta digital, não importa, o que importa é elas estarem disponíveis e com fácil acesso para o seu devido acompanhamento.

Mapa Anual

Por último faça um desenho do seu ano, distribuindo todas as metas e objetivos ao longo do ano todo.

Gosto muito do modelo trimestral, assim distribuo as minhas metas por trimestres. Dessa forma, a cada trimestre é possível ir acompanhando e corrigindo o que não está dando certo ao longo do processo, e não ter que esperar até o final do ano, para só então perceber, que aquele objetivo que tanto queria, não foi alcançado.

Esse modelo de trimestres me ajuda ainda, à focar em algumas áreas específicas da vida, de maneira variada ao longo do ano. Por exemplo, às vezes, distribuo as 6 áreas do bem estar, em 3 áreas para cada semestre. Assim, ao final do ano, consigo ter dado um foco e atenção à todas as dimensões da minha vida, sem me sobrecarregar.

Mas isso são só possibilidades, a gente vai testando e vendo o que funciona ou não… esse é o barato do planejamento.

O que mais importa ao final, é você ter separado um tempinho da sua vida, para se planejar. Planejar sua vida, seus sonhos, seus objetivos, sua saúde, seu lazer, etc.

Esse é o papel do Planejamento. Desenhar tudo o que quero alcançar, e com isso, facilitar o caminho, as decisões e as ações que serão necessárias para conquistar os objetivos.

E não, o Planejamento de nenhuma forma, engessa ou nos tira a liberdade, muito pelo contrário. Um Planejamento bem feito traz a liberdade de poder ser alterado a qualquer momento ao longo do caminho conforme a necessidade, traz a liberdade da consciência de estar fazendo as escolhas certas alinhadas com o que quero para minha vida. E isso não tem preço. Isso sim, é liberdade.

Por isso, Planeje-se. Faça do seu próximo ano, um ano cheio de realizações e conquistas em todas as áreas da sua vida, usando de um bom planejamento anual para que isso efetivamente aconteça.

E aí, se animou a fazer o seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *