Espiritualidade na essência…
Quando falamos em Espiritualidade, é muito comum, as pessoas logo fazerem referência à alguma religião ou seita. E isso é fácil de entender, uma vez que, em uma grande maioria da população, a primeira vez que ouviram falar de espiritualidade, foi dentro de alguma instituição religiosa, ou falado por alguém que era ligado à uma dessas instituições.
Mas hoje sabemos, que o termo espiritualidade é muito mais amplo do que o usado somente para se referir à essas instituições. A espiritualidade ou transcendência, como gosto de utilizar (uma abordagem da psicologia positiva), vai muito além, ela se refere a nossa conexão com algo maior que nós, e aí, cada um interpreta da maneira que melhor lhe apraz. Para alguns, esse algo maior pode ser Deus, para outros, o universo, para outros ainda, a natureza, e assim, cada um se conecta com a sua versão do algo maior.
O que importa aqui, é refletirmos o quanto essa conexão nos eleva e inspira a alma, fortalecendo o nosso mais profundo ser, nos tornando pessoas melhores nesse mundo, capacitadas a fazer o bem ao próximo e à nós mesmos, afinal, sempre que entramos nesse campo – o cultivo da espiritualidade – muitas vezes, somos nós mesmos a colher os frutos benéficos que esse cultivo nos trás, como a paz de espírito, a serenidade, a harmonia interna, etc.
Dessa forma, cultivar o bem estar espiritual, é saber que não estamos sozinhos, que temos um sentido maior em tudo isso que vivemos, e que como humanos que somos, dependemos uns dos outros, no sentido mais humanitário do termo. É sermos pessoas melhores que ajudam a contribuir com um mundo mais humano e feliz!
Enfim, que todos possamos ter uma transcendência elevada, promovendo o nosso bem estar espiritual, inspirando pessoas com palavras e ações, através de afeto, gratidão, compaixão, serenidade e sabedoria, para assim, juntos, construirmos um mundo melhor!!