Conhecendo a Ciência do Bem Estar
Você sabia que dentro do campo da ciência, hoje existe uma área específica para estudar o bem estar das pessoas? Pois é, ela existe, e é chamada de Psicologia Positiva. Seu fundador foi Martin E. P. Seligman, psicólogo americano, que desenvolveu em seus estudos, a teoria do Bem Estar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Sendo assim, podemos perceber o quanto o campo da saúde, é um campo complexo, pois envolvem várias áreas e elementos que vão afetar diretamente no bem estar e felicidade do indivíduo.
Dessa forma, a Psicologia Positiva surgiu para estudar esses elementos e descobrir, pautada na ciência, o que traz bem estar a um indivíduo, ou nas palavras de Seligman, o que faz o individuo “florescer”, ou seja, o que faz essa pessoa se tornar a sua melhor versão e, com isso ser mais feliz.
E hoje essa ciência, já é estudada por vários professores e pesquisadores renomados no mundo todo, trazendo muita informação e conhecimento, para práticas de atuação, em várias áreas da sociedade, como a própria Psicologia, a área da Saúde, da Educação, Corporativa e etc. Pois, o seu objetivo final, é levar o maior número de pessoas possíveis, à conquistar o máximo de satisfação com a vida, elevando seu nível de bem estar.
Assim, Seligman desenvolveu a Teoria do Bem Estar – o modelo PERMA, que representa os cinco pilares fundamentais que devem estar presentes para que a pessoa possa adquirir um bem estar mais efetivo em sua vida. Esses Pilares são:
- P = POSITIVE EMOTIONS (Emoções Positivas)
- E = ENGAGEMENT (Engajamento)
- R = RELATIONSHIPS (Relacionamentos Sociais Positivos)
- M = MEANING (Sentido no viver)
- A = ACCOMPLISHMENT (Realização)
Num outro post, falarei mais detalhadamente sobre cada um desses elementos tão importantes para o nosso bem estar.
Segue um excelente vídeo sobre a explicação da Psicologia Positiva, realizada em um TED Talks, pelo nosso querido Martin Seligman:
Dessa forma, podemos perceber que esses elementos, têm a capacidade de influenciar não só o nosso modo de viver, mas também, em como podemos desenvolver habilidades, que irão nos ajudar a conquistar uma vida mais mais saudável e equilibrada. E para isso podemos contar com a Psicologia Positiva.
Referências: Calvetti, P., Muller, M. & Nunes, M. (2007) Psicologia da saúde e Psicologia positiva: perspectivas e desafios. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(4):706-717. Seligman, M. E. P. (2011) Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar (Flourishing: A new understanding of the nature of happiness and well-being) (C.P. Lopes, Trad.). Rio de Janeiro: Objetiva. Barros, R. M. A.; Martin, J. I. G. & Cabral Pinto, J. F. V. (2010) Investigação e prática em Psicologia positiva. Psicol. Cienc. Prof.,30(2):318-327. Camalionte, L. G., Boccalandro, M. P. R. (2017) Felicidade e bem-estar na visão da psicologia positiva (Happiness and well-being according to the positive psychology) Bol. Acad. Paulista de Psicologia, São Paulo, Brasil - V.37, no 93, p.206-227.
One thought on “Conhecendo a Ciência do Bem Estar”