Competências socioemocionais – O bem estar na escola

Competências socioemocionais – O bem estar na escola

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O preparo de jovens para os desafios desse século na educação, passa pelo desenvolvimento de competências necessárias para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal.

Entre essas competências que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar, podemos destacar 2 vertentes:

  • Habilidades Cognitivas: Aquelas habilidades que normalmente são utilizadas pelos sistemas de ensino, tal como como, as disciplinas curriculares e o próprio desempenho escolar.
  • Habilidades Comportamentais: Englobam também as habilidades afetivas e sociais, que embora não estejam diretamente relacionadas com o currículo escolar, se mostram cada vez mais, importantes e necessárias para o desenvolvimento pleno do estudante. São conhecidas como competências socioemocionais.

Competência socioemocional é: “Capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar consigo mesmo e os outros, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis, e enfrentar situações novas de maneira construtiva e criativa.” (Instituto Ayrton Senna, 2015)

Esses 2 tipos de competências (Cognitiva e Socioemocional) interagem entre si e podem juntas, possibilitar um maior sucesso em termos de rendimento escolar e desenvolvimento pessoal como um todo.

Dessa forma, as competências socioemocionais vem atualmente assumindo um papel extremamente importante no contexto educacional nos mais diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

Assim, segundo as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram determinadas 10 competências gerais com o objetivo de orientar e facilitar as práticas pedagógicas no sentido de trabalhar essas competências socioemocionais na escola.

De acordo com o documento orientador da BNCC, as 10 competências a serem trabalhadas na escola são:

Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.

Objetivo: Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

Pensamento Científico, Crítico e Criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade.

Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

Repertório Cultural

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.

Objetivo: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Comunicação

Utilizar diferentes linguagens.

Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, experiências, idéias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Cultura Digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.

Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autonomia.

Trabalho e Projeto de Vida

Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências.

Objetivo: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.

Objetivo: Formular e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

Autoconhecimento e Autocuidado

Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se.

Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Empatia e Cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Responsabilidade e Cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Objetivo: Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Podemos perceber que todas essas competências são importantes não só pensando no contexto educacional, mas também pensando no contexto de vida geral do indivíduo, uma vez que desenvolvem habilidades necessárias à sua vida pessoal, profissional, social e etc.

Por isso, quando falamos em desenvolvimento de competências socioemocionais na escola, estamos falando num desenvolvimento mais pleno do aluno, onde será considerada todas as dimensões em que ele atua, formando assim, indivíduos mais preparados para a vida.

Dessa maneira, pensar nessas competências, é pensar em habilidades que podemos aprender, podemos ensinar e principalmente, podemos praticar. E o ambiente escolar se torna um campo fértil para essas práticas e intervenções.

Considerando que as escolas passam a ser cada vez mais importantes na formação do indivíduo, oferecer atividades que promovam esse desenvolvimento sócio emocional, passa a ser, junto com as competências cognitivas, de fundamental importância na educação dos nossos jovens.

Assim, desenvolver essas competências socioemocionais no ambiente escolar, gera alunos mais responsáveis, interessados e organizados que podem aprender e se desenvolver de maneira muito mais ampla e equilibrada, contribuindo com um melhor bem estar nas diversas áreas da vida, bem como, tornando-se protagonista do seu próprio conhecimento.

Uma educação de qualidade se faz pensando em todos os fatores que afetam direta ou indiretamente o processo de ensino aprendizagem, e pensar uma educação orientada para o fortalecimento no âmbito do bem estar, com certeza faz parte desse processo.

Que tenhamos escolas mais saudáveis, com alunos, professores e gestores contribuindo com uma melhor qualidade de vida escolar!!

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