Como não surtar na Pandemia?

Como não surtar na Pandemia?

Business photo created by yanalya – www.freepik.com

Que atire a primeira pedra quem nunca deu uma surtadinha nessa pandemia. Será que tem alguém aí?? Acho um pouco difícil… mas se tiver, com certeza será a exceção e não a regra.

Afinal, já passamos de 6 meses confinados em casa, sem nenhum lazer e com um aumento absurdo de trabalho… pelo menos pra mim tem sido assim.

E não é que eu não goste da minha casa, muito pelo contrário, adoro. Apesar de ser uma pessoa que gosta muito de sair, aprecio demais ficar em casa, sinto minha casa como meu refúgio, meu lugar seguro, o meu lar doce lar…

E é aí que está o problema… de uma hora para outra, sem aviso nenhum, o meu refúgio virou o meu local de trabalho, e o que é pior, não ter mais nem a opção de tirar um lazer fora de casa.

De repente tudo se misturou, dias da semana e dias de finais de semana começaram a ficar semelhantes, por mais que não estivesse trabalhando aos finais de semana, o fato de não poder sair, de não poder se reunir com os amigos, juntar para uma pizza a noite, contribuíram para os sábados e domingos parecerem quintas ou sextas feiras.

Como se isso não bastasse, juntamos agora o trabalho profissional com o trabalho de casa, com o cuidado dos filhos, da família, tudo misturado de novo…

Ainda acha pouco? Juntamos a isso, marido e mulher e/ou filhos, que agora precisam dividir muitas vezes o mesmo cômodo, o mesmo espaço, o mesmo computador para trabalhar ou estudar… então a gente faz um combinado né? De tal hora a tal hora o computador é do marido, depois é do filho, e por aí vai…

Ou, se cada um tem o seu computador (que alívio…rss), mas precisam compartilhar rotinas de trabalhos totalmente diferentes num mesmo espaço, por exemplo, um é da área comercial (conversa o dia inteiro pelo telefone com clientes) enquanto o outro é um pesquisador, onde o silêncio para suas leituras e pesquisas é fundamental… e mais uma vez, tudo se mistura de novo. A impressão é que perdemos o rumo, perdemos o foco e nossa identidade profissional, pessoal, tudo se misturou.

E assim a vida vai seguindo, enquanto esperamos as coisas voltarem ao normal… mas nesse meio tempo, como não surtar com tantas mudanças repentinas? Como manter o equilíbrio mental para lidar com todos esses desafios do dia a dia? É bem difícil não é mesmo?

Mas muita calma nessa hora, algumas atitudes simples podem sim, fazer a diferença em nossa saúde mental nesses tempos que estamos vivendo. Vamos ver…

Gerenciamento do tempo

Um dos fatores que mais atrapalham na relação bem estar x trabalho home office, é a questão de como estamos usando o nosso tempo.

Pois antes o nosso tempo era bem mais focado em cada área da nossa vida, exemplo, se eu saía para trabalhar de manhã, passava o dia no trabalho, só quando chegasse em casa a noite, ia cuidar dos afazeres domésticos e famíliares. Agora, estamos trabalhando em casa, com as crianças brincando e gritando ao nosso lado, com as rotinas domésticas à nossa frente, dizendo o tempo todo, que a louça está em cima da pia, que é preciso preparar o almoço, varrer o chão, e por aí vai.

É preciso ser mais cuidadoso com o nosso tempo, precisamos criar rotinas que façam sentido para o momento atual que estamos vivendo. E muitas vezes isso quer dizer, que precisaremos fazer uma alteração total em nossos hábitos e rotinas. Se antes você praticava uma atividade física na hora do seu almoço, agora talvez, tenha que alterá-la para o período da manhã, antes de iniciar o seu trabalho, ou jogá-la para o final do expediente.

Para essa organização e gerenciamento do tempo, um bom planejamento semanal com certeza ajudará nessa questão. Concentrando a energia no que é necessário em cada dia da semana, bem como, em cada horário do seu dia. O importante é se organizar para que o tempo seja suficiente para a realização de todas as suas tarefas diárias, sejam de ordem profissional ou de ordem pessoal.

Auto cuidado

É muito comum nessa correria e em meio a tantas tarefas a serem realizadas, nos esquecermos de nós mesmos, ou seja, de cuidarmos do nosso bem estar.

Por isso, separar um tempinho por dia, único e exclusivamente para você, é muito importante, pode ser 1 hora para fazer uma leitura, se você gosta de ler, pode ser uma hora de massagem, ou para tomar um banho bem demorado e relaxante, pode ser meia hora para fazer uma meditação, ir a manicure… enfim, aqui não importa o que irá fazer, o que importa, é que estará fazendo algo exclusivamente para você, algo que te trará a sensação de que está realmente cuidando de você.

Acredite, ao longo da semana isso fará milagres para o seu bem estar.

Se precisar, coloque um horário na agenda específico para isso, tipo “compromisso comigo mesmo” e faça disso um rotina a ser seguida.

Manter os relacionamentos

Muito importante também é não nos esquecermos dos amigos, familiares, mesmo que não seja de forma presencial, mas uma live ou uma ligação no final de semana para nossos amigos, um bom bate papo no telefone, com certeza nos ajudará a passar por esses tempos de forma mais leve, pois uma boa conversa com aquela amiga inseparável, mesmo que por telefone, nos trará ainda mais a certeza que independente de qualquer situação, a nossa amizade prevalecerá. E isso só fortalecerá o nosso bem estar social.

Lazer em casa

Quantas coisas de lazer podemos fazer em casa, seja jogar um jogo bem divertido com os filhos, assistir um bom filme ou série ao lado do marido ou da esposa, colocar aquela leitura há tanto tempo parada em dia, cuidar e planejar os seus sonhos e projetos de vida… Enfim, muitas coisas podem ser feitas quando pensamos em tirar um momento de lazer para nós e nossa família, e não necessariamente, precisamos pensar nisso só fora de casa. Pelo contrário, em tempos de pandemia, quando mais nos resguardarmos mais rápido passará essa fase de isolamento social.

Praticar a Gratidão

Outro aspecto que nos ajudará muito a manter o equilíbrio nessa fase, é praticar a gratidão. Sermos gratos por estarmos bem, por estarmos com nossos familiares, por podermos passar mais tempo com aqueles que amamos, por mesmo com toda a situação econômica caótica que o país está vivenciando, estamos com nossos empregos, recebendo nossos recursos, podendo até mesmo ajudar aqueles que mais estão precisando neste momento.

Sermos gratos fortalece em nós as emoções positivas, trazem satisfação, esperança e otimismo em relação a vida, contribuindo de maneira positiva com o nosso bem estar como um todo.

Praticar o Altruísmo

Aproveite o momento para ajudar aqueles que estão precisando de ajuda, seja financeira ou seja afetiva. Uma doação de recursos financeiros, doação de roupas em bom estado que você não usa mais, doação do seu tempo, ligando para pessoas que podem estar se sentindo sozinhas nesse momento.

O que importa aqui é usar uma situação difícil como está sendo essa pandemia, para praticar o bem, para fazer alguém feliz. Tenha certeza que essa contribuição retornará em dobro para você, em forma de realização, propósito e senso de humanidade.

Enfim, sabemos que não é fácil todo esse momento que estamos vivendo, mas com um pouquinho de sabedoria, criatividade e força de vontade, podemos sim, passar por tudo isso de uma maneira mais leve e saudável, sem grandes surtos ou estresses. Ou pelo menos, reduzindo um pouco os seus efeitos negativos em nossa saúde.

Que a construção do nosso bem estar seja sempre uma prioridade em nossa vida!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *