Os Padrões de beleza corporal na escola
Falar de bem estar na escola é falar de uma série de fatores que podem influenciar de maneira positiva ou negativa, o ambiente de convívio escolar como um todo (alunos, professores, funcionários, gestores, etc.).
Dentre esses fatores, um tema bastante recorrente com os jovens, em especial alunos do anos finais do ensino fundamental e alunos do ensino médio, é o tema que envolve os padrões de beleza corporal.
Sabemos o quanto esses padrões impostos pela mídia e sociedade, são prejudiciais aos jovens, no sentido em que não contribuem para uma visão saudável do corpo, mas acima de tudo, uma visão pura e exclusivamente estética.
Esses padrões corporais ditam a aquisição de um “corpo perfeito”, “sarado”, determinando que a pessoa só será bem aceita nessa sociedade, a medida em que se encaixe nesses padrões, que realize tudo que estiver ao seu alcance para conquistá-lo, seja de forma saudável ou não.
E é aí que entra o problema….Sabemos que cada um tem o seu próprio corpo, o seu próprio biotipo, e portanto, seria impossível que todos se adequassem à esses padrões.
Mas infelizmente, muitos jovens presos à essa ilusão do “corpo perfeito”, ainda não compreendem essas limitações, por mais que essas informações estejam cada vez mais, disponíveis em vários meios de comunicação.
Com isso, passam a fazer dietas malucas, ficam horas sem se alimentar adequadamente, passam horas malhando em academias, procurando por respostas rápidas e “milagrosas” em seu copo, e quando não incluem também o uso de anabolizantes para conseguirem o tal “corpo perfeito”.
Não são raros no meio de nossos jovens, casos de transtornos alimentares como anorexia e bulimia, trazendo como consequências uma visão distorcida do seu próprio corpo, a baixo autoestima, a depressão, podendo inclusive chegar à situações mais sérias, como até mesmo o suicídio.
Isso é muito sério e grave!!
E a cada ano que passa a impressão que tenho é que esse número aumenta cada dia mais. É muito comum, por exemplo, após uma aula sobre esse tema com turmas do ensino médio, alguns alunos virem me procurar para falar de forma mais reservada, que estão passando por tal problema. E a cada ano, esse número aumenta mais….é muito preocupante.
E essa situação irá refletir não só no emocional desse aluno, como também nos aspectos cognitivos, interferindo de forma negativa e prejudicial no seu sistema de aprendizagem como um todo. Além disso, esse aluno muitas vezes tem dificuldades em se relacionar com seus colegas, em interagir de forma saudável em seu meio, uma vez que o seu psicológico não está bem.
Todos esses aspectos em sua grande maioria das vezes, estão relacionados a esses padrões estereotipados, que fazem com que os jovens busquem desesperadamente uma solução a qualquer custo, para conseguir o corpo perfeito e para ser aceito na sociedade em que vive, comprometendo assim, o seu bem estar em suas várias dimensões, bem como, no próprio ambiente escolar.
É claro que todos nós queremos ter um corpo bonito, isso com certeza nos faz bem e melhora nossa autoestima, mas acima de tudo, é preciso pensar esse corpo de forma mais saudável, ou seja, o como conseguir um corpo bonito mas ao mesmo tempo de forma saudável.
A partir do momento em que se coloca a estética como fator principal nessa busca desenfreada, acaba por muitas vezes, deixando a saúde de lado, e é aí que o problema começa.
É preciso buscar um corpo bonito sim, mas antes de tudo, saudável – é preciso praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, mas que tudo isso seja em função da saúde, de um corpo mais ativo e saudável, e que a estética venha como consequência disso, e jamais o contrário, colocando em risco a própria saúde da pessoa.
Precisamos ficar atentos a essas questões. Precisamos observar melhor os comportamentos desses jovens, seja enquanto pais, professores, ou até mesmo, enquanto amigos. Precisamos ter mais empatia e contribuir com um ambiente escolar mais saudável para todos!!