Desenvolvendo Grandes Jogos Temáticos

Desenvolvendo Grandes Jogos Temáticos

Os Jogos temáticos fazem parte de muitos projetos pedagógicos desenvolvidos por professores de educação física no ambiente escolar.

Dentre esses projetos podemos citar as gincanas culturais, os campeonatos esportivos, os jogos de integração e de socialização realizados com os alunos.

Além desses jogos mais comuns, temos também os chamados “grandes jogos”, que são normalmente desenvolvidos para um grande número de alunos, com diversas equipes formadas, em locais externos e de grande extensão, como parques, áreas de lazer, etc.

Todos esses jogos podem ser adaptados a algum tema específico que se queira trabalhar com os alunos, promovendo assim, uma grande contribuição interdisciplinar, onde vários temas e/ou disciplinas podem interagir para promoverem um conhecimento mais amplo e diversificado, favorecendo o processo de ensino aprendizagem do aluno como um todo.

Além dos benefícios cognitivos em termos de aprendizagem para os alunos, desenvolvendo a criatividade, a motricidade e habilidades mentais para a realização de determinadas atividades, os jogos também possuem os elementos do lazer e da diversão, promovendo um maior engajamento dos alunos, uma maior sociabilização entre eles, permitindo sentimentos de prazer e dinamismo, desenvolvendo também os aspectos afetivos e sociais.

Com isso, podemos pensar os jogos não somente do ponto de vista competitivo, mas principalmente sob a perspectiva da recreação, onde fatores como divertimento, interação e prazer estão presentes, contribuindo para um desenvolvimento mais completo do aluno.

Ao pesarmos especificamente nos jogos temáticos, estamos falando de jogos adaptados a necessidades atuais da educação como um todo. Por exemplo, se hoje temos o tema das competências socio-emocionais tão necessárias no ambiente escolar, podemos promover o desenvolvimento dessas competências através de jogos.

Por outro lado, se um tema relevante no bimestre seja por exemplo, educação ambiental, podemos promover conhecimentos acerca desse tema em forma de jogos.

Enfim, uma infinidade de temas e conteúdos podem ser adaptadas e desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa através dos jogos temáticos.

Para isso, basta um pouco de criatividade do professor, na hora de desenvolver esses temas, envolvendo os alunos no processo de formatação desses jogos e regras, construindo assim mais autonomia e engajamento nesses alunos.

Dessa forma, alguns elementos são importantes no momento de criar os jogos temáticos, são eles:

A DEFINIÇÃO DO TEMA

Dentre uma infinidade de temas e conteúdos presentes no dia a dia de uma escola, há a necessidade de se colocar algumas prioridades em termos de conteúdos, para isso, há de se considerar o projeto político pedagógico da escola, as prioridades em termos de conteúdos para cada bimestre, as disciplinas disponíveis a trabalhar esse tema de forma interdisciplinar, e as necessidades pedagógicas de acordo com a coordenação da escola.

É preciso considerar também que o tema a ser trabalhado seja coerente com a faixa etária e série do aluno, pois isso irá influenciar em sua capacidade em desenvolver as habilidades necessárias para a realização do jogo.

O TEMPO PARA O JOGO

É preciso ter clareza no tempo disponível para a realização do jogo. Uma coisa é ter o tempo de 1 hora para determinada atividade, outra bem diferente é o tempo de 4 horas para essa atividade. É preciso alinhar o jogo pretendido ao tempo disponível.

Outra coisa também é incluir nesse tempo, além da execução do jogo em si, o tempo para a finalização e premiação (quando houver) desse jogo. Pois se só considerar o tempo da execução do jogo em si, ao chegar no final, será aquela correria, muitas vezes nem conseguindo aproveitar o resultado final do jogo como um todo, ou seja, a culminância de todo o processo de recreação realizado.

QUANTIDADE DE ALUNOS

Outro item a ser considerado é a quantidade de alunos que irã participar desse jogo. Será um jogo para 10 pessoas ou para 100? Isso fará total diferença no tipo de jogo que irá elaborar.

Pensando ainda na questão de quantidades de alunos, quanto maior for esse número, mais a ideia de equipes deve prevalecer. Pois posso montar um jogo com apenas 2 equipes de 5 alunos cada, como posso também, montar um jogo com 10 equipes de 10 alunos em cada uma. Tudo irá depender da quantidade total de alunos para a realização do jogo.

MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS

É preciso planejar com antecedência todos os recursos necessários para a realização do jogo. Inclusive, muitos jogos precisam de todo um aparato de materiais diversos para sua elaboração, como crachás, fichas de equipes, fichas de regulamentos, cores diferenciadas para as equipes, materiais esportivos diversos, etc.

Lembrando aqui que quanto mais recursos visuais houver num jogo (fichas coloridas conforme a temática do jogo, cores diferentes para as equipes, etc), maior engajamento e motivação teremos por parte dos alunos, podendo inclusive, contar com a ajuda deles para a confecção desses materiais. Normalmente eles adoram fazer parte desse processo.

LOCAL ONDE O JOGO SERÁ REALIZADO

Outra questão a se levar em conta é o local onde será realizado esse jogo. Será nas dependências da escola? Na quadra? Ou num ambiente externo, como parques por exemplo?

Isso também determinará qual o tipo de jogo que posso elaborar, uma vez que, se o espaço for pequeno, é bem provável que terei que fazer o jogo em várias etapas, para que todos possam participar.

Por outro lado, se o espaço for bem maior, como um campo, uma praça ou um parque, é possível elaborar o jogo em uma única etapa, onde todos os alunos (independente da quantidade total), poderão participar ao mesmo tempo (geralmente através de equipes).

LOGÍSTICA DO JOGO

Outro ponto fundamental na elaboração de um jogo temático, é toda a logística do jogo em si, ou seja, qual a trajetória a ser percorrida durante o jogo, por onde os alunos passarão, com quem encontrarão, quais materiais serão necessários em cada etapa/espaço do jogo, qual a sequência de tarefas que o aluno deverá desempenhar para esse jogo.

Geralmente é aqui na parte da logística que entram em cena as equipes de apoio, que irão ajudar ao longo do jogo para que tudo ocorra conforme o planejado anteriormente.

EQUIPES DE APOIO

É muito difícil, eu diria até mesmo que impossível, realizar um grande jogo sem contar com uma equipe de apoio, pois são muitos itens a serem observados, muitos detalhes a serem executados, muitas etapas do jogo, sendo realizadas ao mesmo tempo e em locais diferenciados, fazendo com que se torne praticamente impossível para uma pessoa só, dar conta de tudo isso.

Por isso, precisamos de uma equipe de apoio, uma equipe que trabalhará “nos bastidores” do jogo, sendo distribuídas ao longo de todo o percurso do jogo, observando, interagindo, informando, enfim, acompanhando se tudo está ocorrendo dentro do previsto e planejado.

Essa equipe de apoio poderá ser formada por professores ou por alunos. O ideal seria poder contar com os dois, pois assim, o engajamento na escola como um todo, seria muito mais potencializado.

Porém na falta de professores disponíveis para contribuir com essa ajuda, podemo contar com os próprios alunos que farão essa parte, farão o papel de “monitores” nesses jogos, participarão do jogo, porém de forma diferente, não necessariamente fazendo parte de uma equipe, mas colaborando com o desenvolvimento do jogo como um todo. E eles adoram.

Com isso, além de trabalharmos a autonomia e o senso crítico nesses alunos, trabalhamos também o seu senso de pertencimento, uma vez que fazem parte de um grupo que irão ajudar num projeto maior.

Enfim, os jogos temáticos podem contribuir efetivamente nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais no ambiente escolar, não só na vida dos alunos, mas também, em todos aqueles que participam dessas atividades, uma vez que, esses momentos de lazer e recreação são potencializadores de emoções positivas, engajamento e relações sociais, elementos que contribuem com o nosso bem estar e uma melhor qualidade de vida.

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