Conquistando o Bem Estar Profissional
Para conquistar bem estar na área profissional, é preciso considerar alguns fatores que estão diretamente relacionados à dimensão profissional da pessoa.
Dentre esses fatores, podemos destacar 3 categorias: Carreira, Estudos e Finanças. Os três estão intimamente ligados.
De modo geral, precisamos de Estudos (conhecimento) para alavancar uma Carreira de sucesso (trabalho) para adquirir nosso sustento financeiro (salário/finanças). Quando essa tríade se encontra equilibrada da maneira que desejamos, estamos conquistando bem estar profissional.
Vamos abordar então de forma mais detalhada cada uma delas.
ESTUDOS
Há quem ama estudar e há quem deteste. Mas o fato é que, sem estudos deixamos de crescer, de evoluir não só no campo profissional, mas em todas as áreas que permeiam nossa vida. É o estudo que nos ajudará a ter mais conhecimento sobre tudo, a ter uma visão mais abrangente do mundo, e até mesmo a evoluir como ser humano.
Através dos estudos, vamos escalando um progresso desde a época da escola, passando pela faculdade, pelo trabalho, e até mesmo em nossas conquistas diárias pessoais.
Por isso o estudo não se refere tão somente ao campo profissional da pessoa, mas em todas as áreas de sua vida. É através dos estudos que vamos aprendendo sobre outras áreas, outros conhecimentos, outros interesses pessoais, vamos nos desenvolvendo enquanto indivíduo neste mundo.
Podemos estudar através de cursos, leituras de livros, artigos, através de documentários, filmes, enfim, existem várias maneiras de estudarmos.
Acredito que o importante é não parar no tempo, é não parar de se desenvolver intelectualmente. O ser humano que tem o estudo como um dos pilares de sua vida, vive em constante crescimento e desenvolvimento pessoal, e consequentemente se torna um ser humano muito melhor.
CARREIRA
Falar de carreira é diferente de falar de trabalho.
O trabalho é um meio de sustento, é um dos modos de ganhar dinheiro para suas necessidades. Existem pessoas que tem no trabalho, o desenvolvimento de sua carreria, mas nem todos tem uma carreira no seu trabalho.
Seguir uma carreira profissional está muito mais ligada á propósito de vida, ao que você realmente gosta de fazer e pode ganhar dinheiro com isso.
Para o desenvolvimento de uma carreira bem sucedida é preciso estudo. É preciso se desenvolver em determinada área de interesse e seguir construindo essa carreira ao longo do seu trabalho.
O trabalho passa a ser a maneira pela qual você desenvolve a sua carreira.
Na carreira você tem sonhos, projetos, metas a alcançar. Você faz algo que considera realmente importante para você e para os outros.
No trabalho você desenvolve habilidades específicas para desempenhar aquela determinada função, mas sua função não está necessariamente ligada à um propósito ou missão de vida. Seu principal objetivo é adquirir recursos financeiros para obter o sustento de suas necessidades básicas.
No trabalho você segue suas rotinas mas não necessariamente essas rotinas irão te trazer satisfação pessoal, sentido e propósito.
Já na carreira, geralmente você se levanta com um propósito maior para cumprir suas rotinas profissionais diárias, você encontra sentido no que faz, e isso te traz satisfação, engajamento e felicidade.
E é aí que está a diferença. Você até pode ser feliz realizando um trabalho bem feito, sem necessariamente estar ligado à uma carreira, porém, o que geralmente acontece, é que essas pessoas acabam vivendo uma vida profissional sem muito engajamento, sem sentido de ser, sem realização pessoal, trabalham apenas porque “precisam”. E existem muitas pessoas que vivem uma vida inteira assim.
Ao pensarmos em bem estar profissional, estamos pensando em realização pessoal, sentido de vida e propósito, em ter prazer em desempenhar aquela função, em contribuir com um mundo melhor através do nosso trabalho.
É construir uma carreira bem escolhida, baseada em seus desejos e aspirações profissionais.
Por isso é tão importante ressignificar nosso trabalho, trazer propósito, engajamento e realização. Só assim, estaremos contribuindo com o nosso bem estar profissional.
FINANÇAS
E por ultimo, mas não menos importante, falamos da esfera financeira, que também faz parte do bem estar profissional.
É preciso ter um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta. Sem esse equilíbrio saudável, muitas vezes deixamos nossa vida financeira tomar conta de todas as outras áreas de forma negativa.
Pois, se não temos dinheiro suficiente para comprar o básico, essa situação poderá trazer transtornos emocionais, familiares, brigas, desavenças, e por aí vai.
Ter uma vida financeira equilibrada não significa ganhar rios de dinheiro, mas sim, usá-lo de forma consciente. Não adianta nada ganhar muito e ao mesmo tempo gastar mais do que se ganha… continuará no desequilíbrio financeiro independentemente da quantia ganha.
Os recursos financeiros são muito importantes não só para nossas necessidades básicas, mas também para nosso conforto, para nosso bem estar emocional, para nossas realizações pessoais.
Por isso é tão importante fazer o bom uso desses recursos. Saber equilibrar o padrão de vida de acordo com os recursos financeiros que ganha. Essa conta é a chave de todo processo.
Não dá pra dizer que temos um bem estar profissional, se nossa vida financeira está trazendo problemas, dores de cabeça no final do mês, porque não temos dinheiro para pagar as contas.
É preciso ver o que está errado. Estou gastando mais do que ganho? Estou ganhando pouco no meu trabalho? É hora de procurar outras fontes de renda?
Enfim, só você saberá onde está errando. Onde poderá melhorar para que tenha mais equilíbrio financeiro em sua vida. É preciso agir, sair do lugar.
Dessa forma, podemos perceber o quanto essas 3 áreas estão intimamente ligadas para um melhor bem estar profissional.
Quando conseguimos equilibrar de modo satisfatório, estudos, carreira e finanças, tendemos a ter uma vida profissional com mais sentido, realização e sucesso. E é isso o que é ter bem estar profissional.
É acordar todos os dias engajados em realizar um trabalho com propósito, buscando a realização e tendo o sucesso como consequência.
Que todos nós possamos encontrar esse equilíbrio e conquistar um ótimo bem estar profissional!!