O que é viver um Estilo de vida saudável?
Segundo a OMS, “o estilo de vida é o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização”. Logo, quando falamos de estilo de vida saudável, estamos relacionando nossos hábitos e comportamentos à saúde, de maneira à viver uma vida mais longínqua, saudável e feliz.
Mas o grande problema que vivemos atualmente, é que estamos envelhecendo com muitas doenças decorrentes da falta de um estilo de vida saudável. Embora a expectativa de vida do brasileiro tenha aumentado nos últimos anos, esse aumento está carregando muitas doenças físicas e mentais junto dele – a maioria delas, doenças que poderiam ser evitadas através de um estilo de vida mais saudável.
Estamos vivendo mais, porém, mais doentes, dependentes, e sem qualidade de vida.
Hoje já se sabe que tanto as doenças físicas como mentais, estão diretamente relacionadas à uma alimentação inadequada, fazendo o consumo excessivo de ultraprocessados por exemplo, além do sedentarismo e de uma má qualidade do sono. Todos eles, fatores que influenciam significativamente na saúde do corpo e do cérebro.
Doenças como Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes, obesidade, hipertensão e tantas outras, muitas vezes, poderiam ser evitadas apenas vivendo uma vida mais consciente sobre a importância de cuidar da própria saúde.
A ideia é, ao invés de procurar médicos e especialistas para tratar a doença no futuro, é usar de conhecimento e autoconhecimento para prevenir as doenças no presente, antes que efetivamente aconteçam.
E isso é uma questão de saúde pública? Claro que sim. Mas também, é uma questão de saúde individual, ou seja, nós temos que aprender a ser protagonistas na nossa saúde, e não só ficar esperando quando o pior acontecer, para recorrer à remédios, tratamentos, etc.
Hoje temos conhecimento e muita informação ao nosso dispor, e devemos, em prol da nossa própria saúde, fazer a nossa parte, a parte que nos cabe.
Não preciso esperar um médico me avisar que preciso fazer atividade física para manter um peso saudável ou, que preciso reduzir alguns tipos de alimentos da minha dieta, sabemos o que nos faz bem e o que nos faz mal. Mas precisamos transformar a informação em educação – temos que aplicá-la na prática.
É uma mudança de mindset mesmo. Não quero apenas fazer atividade física, ou apenas comer bem, mas quero ter um estilo de vida saudável que seja coerente com meus valores e com o que eu acredito que será benéfico para mim – é muito mais sobre identidade do que apenas cumprir alguns hábitos saudáveis.
Não sei se está fazendo sentido pra você que está lendo, mas é o que tenho refletido muito de uns tempos para cá.
Parece que vira uma “chavinha” de pensamento sabe?
Não quero mais apenas treinar, ou apenas dormir melhor, como se somente praticar os hábitos dos pilares da saúde física, fossem os únicos responsáveis por um estilo de vida saudável. Não. É muito além disso, viver um estilo de vida saudável deve representar como foco principal a saúde, mas também, o equilíbrio, a espiritualidade, meus relacionamentos, as minhas emoções, é preciso trazer o conceito de saúde para todas essas áreas da vida.
Viver um estilo de vida saudável é ter coerência com quem você quer ser de verdade, com sua essência, usando para isso, seus valores, seus pontos fortes, seus desejos e sonhos, e a partir disso, começar a fazer boas escolhas – escolhas conscientes e saudáveis visando uma saúde integral ao longo da vida.
Com certeza seu “futuro eu”, irá lhe agradecer imensamente pelas escolhas feitas “hoje”.
São elas que vão ditar qual rumo o seu corpo e mente irão seguir, o quão saudável você irá envelhecer e o quanto de qualidade de vida você terá para usufruir ao longo da sua jornada aqui.
Isso faz sentido pra você? Se sim, compartilhe esse texto ou deixe seu comentário.
Um grande abraço!!