Qual o significado do seu trabalho?

Qual o significado do seu trabalho?

Hoje em dia, a maioria das pessoas passam pelo menos 1/3 da sua vida trabalhando, seja para obter os recursos financeiros ao final do mês (salário) seja para dar um sentido à sua vida, através de desafios, responsabilidades, objetivos e sonhos a atingir.

Se pararmos para analisar, o trabalho influenciará de certo modo, todo o seu estilo de vida, pois irá afetar diretamente o seu relacionamento com sua família – dependendo da sua jornada de horas de trabalho – que pode ser curta ou longa, favorecendo ou prejudicando o seu tempo com a família.

Da mesma forma, poderá interferir na sua saúde física, nos seus hobbies e lazer, uma vez que sua jornada laboral poderá tomar conta de toda a sua agenda de horários, dificultando assim ter mais tempo livre para a sua vida pessoal.

Outra área que poderá ser diretamente afetada, é a área financeira que está diretamente ligada ao seu trabalho – a relação: cargo / função / salário.

Podemos ver o quanto o trabalho se relaciona com outras áreas da nossa vida, ocupando não só a esfera profissional, mas interagindo com nossa vida pessoal o tempo todo.

E o que isso significa? Significa que se não estivermos felizes em nosso trabalho, obtendo alguma satisfação e realização com ele, isso afetará diretamente de forma negativa a nossa vida pessoal.

Por exemplo, existem pessoas que amam o seu trabalho, fazem o que realmente gostam, utilizam seus talentos, aptidões na execução de suas funções, fazendo com que todo esse sentimento de realização reflita em sua própria vida pessoal. São pessoas animadas, motivadas com seu trabalho, com auto estima elevada, trazendo essas características para a sua vida pessoal também.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que trabalham por pura obrigação, pelo financeiro, pelo seu sustento. Não encontraram sentido e propósito no que fazem, e muitas vezes, não tem um pingo de motivação e felicidade no que realizam. Suas funções passam a ser executadas de certa forma, automaticamente, sem nenhum envolvimento emocional com a atividade.

Por vezes, essas pessoas acabam desenvolvendo uma baixa autoestima, mal humor, frustração e pior, trazendo esses sentimentos para as outras esferas de sua vida.

Assim, um fator que pode fazer muita diferença na conquista de um bem estar no campo profissional, é o modo como a pessoa enxerga o seu trabalho, qual o significado dele para a pessoa.

Segundo um estudo realizado pela psicóloga e professora Amy Wrzesniewski, o ser humano pode enxergar o seu trabalho a partir de 3 perspectivas:

EMPREGO

É aquele trabalho que oferece o sustento. O responsável pela aquisição de bens materiais. O trabalho se resume a uma fonte de renda.

Ou seja, a pessoa não se realiza e nem encontra sentido pessoal no que está fazendo, apenas executa suas funções diariamente, esperando terminar o seu dia de trabalho para finalmente voltar para casa.

São aquelas pessoas que geralmente trabalham só aguardando o salário no final do mês, aguardando as férias no final do ano, passam a vida aguardando a aposentadoria.

CARREIRA

É aquele trabalho que oferece a ascensão profissional. A ocupação qualificada. A pessoa quer ganhar cada vez mais, trabalha muitas horas por dia, muitas vezes fazendo várias horas extras, tudo em função de uma promoção profissional ou ascensão em seu trabalho.

Geralmente são pessoas movidas a desafios e metas, e não ficam satisfeitas se não estiverem buscando atingir essas metas. Geralmente são ligadas ao “status” que seu trabalho pode oferecer, e vão fazer de tudo para alcançá-los.

CHAMADO

É aquele que oferece a oportunidade de trabalhar para o seu próprio sentido de vida pessoal e para a própria felicidade. Muitas vezes também chamado de vocação.

São pessoas que encontram realização na execução de suas funções diárias, utilizam suas habilidades e talentos para essas funções, encontram prazer no próprio trabalho realizado.

O chamado dá sentido a vida. Não trabalha só por trabalhar, mas acima de tudo, para cumprir com o seu propósito. E isso lhe traz felicidade e satisfação.

E o que foi descoberto através desse estudo, é que quanto mais a pessoa consegue dar sentido e significado ao que faz profissionalmente, mais feliz e produtiva ela se torna.

Agora um detalhe interessante do estudo, foi descobrir que essas percepções de trabalho não tem nada haver com hierarquia ou altos cargos. Ou seja, você pode ser um auxiliar jurídico ou um juiz da mais alta patente, o que vai fazer diferença na sua satisfação profissional, é a sua percepção sobre o seu trabalho – se ele é um emprego, uma carreira ou um chamado para você.

E essa percepção fará total diferença no seu bem estar profissional, trazendo ou não mais felicidade em sua vida.

É claro que existem outros elementos que também afetam diretamente o nosso bem estar profissional como um todo, como por exemplo, os relacionamentos (com o chefe, com os colegas, com os clientes, etc), mas por hora, aqui neste post, gostaria de deixar apenas essa abordagem do estudo, que com certeza já nos trará muitas reflexões, não é mesmo?

Todos nós, no nosso trabalho, conhecemos ou nos reconhecemos em um desses 3 tópicos. Independente de qual no enquadramos, é importante saber que ele é um dos fatores determinantes para o nosso bem estar profissional e mais importante, ele não é imutável.

Podemos correr atrás dos nossos objetivos, sonhos e propósitos a qualquer momento em nossa vida, nunca é tarde para buscarmos mais qualidade e sentido de vida!!

Acredito também, que muitas vezes essa abordagem pode variar em determinadas fases da vida, por exemplo, poderá haver um tempo em que você enxergará o seu trabalho puramente como um emprego, apenas para conseguir se sustentar durante um determinado período.

Outras vezes, poderá enxergá-lo como carreira, não se importando com mais nada em sua vida, a não ser trabalhar horas a fio, conquistar seu espaço no “mundo corporativo”, por exemplo.

E em outra fase, talvez conquistar um trabalho que finalmente tenha a ver com sua vocação, com seu chamado.

O que realmente importa aqui, independente de ser apenas uma fase ou não em sua vida, é ter a consciência do que realmente lhe trará satisfação e realização. É descobrir o que te move, o que te inspira, o que te faz acordar todas as manhãs para trabalhar, com um sorriso aberto no rosto.

É saber que para conquistar um maior bem estar profissional, quanto mais próxima a visão de chamado você tiver no seu trabalho, mais perto dessa conquista você estará.

E o quanto antes descobrir isso, melhor e mais feliz será a sua jornada de realização profissional e pessoal, ao longo da vida.

Dessa forma, deixo a reflexão…qual é o tipo de trabalho que você executa hoje? É um Emprego? Uma Carreira ou um Chamado? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *