Planejamento Trimestral para o Bem Estar
Para começar a falar de planejamento trimestral é preciso antes entender o contexto de planejamento anual.
Todo final de ano costumo fazer o meu planejamento anual para o ano seguinte. Planejo tudo aquilo que quero que seja verdade na minha vida ao final do próximo ano.
É claro que todo planejamento deve ser flexível o bastante para ser moldado ao longo do ano, pois muitas coisas podem mudar ao longo do período. Mas o fato é que, ter um planejamento é um norte à seguir rumo aos meus objetivos. É um mapa de tudo o que quero realizar e conquistar em minha vida. Fica mais fácil focar quando se sabe exatamente aonde se quer chegar!
Faço esse planejamento baseado em todas as áreas do bem estar, que são: Bem estar físico, emocional, intelectual, social, espiritual e profissional. Dessa forma, consigo determinar e visualizar quais são as prioridades e os projetos que quero desenvolver para cada área da minha vida.
Após esse planejamento anual, faço os recortes do ano para os trimestres. É onde entra o planejamento trimestral. Ou seja, para que ao final do ano eu tenha realizado tudo o que foi planejado, eu preciso trazer esses planos para as ações do dia a dia, só assim a coisa toda acontece!
Então o planejamento anual é a visão macro, que quebro em projetos menores em trimestres, que por sua vez, serão quebrados para os planejamentos mensais e semanais, e por fim, trazidos às ações do dia a dia.
Uso o método MVO e GTD para a organização e planejamento de vida e o modelo Wellness e Psicologia Positiva para as áreas do bem estar. Assim, consigo implementar todas os elementos do bem estar em minha vida, trazendo mais equilíbrio e qualidade de vida.
Dito isso, vamos ao planejamento trimestral em si.
Planejo o trimestre com base nos seguintes itens:
- Verificação de datas importantes, eventos, feriados, aniversários, entregas para o trimestre.
- Planejamento do ano letivo, como também sou professora, monto o meu planejamento de aulas para o trimestre.
- Verificação dos Projetos planejados para o Trimestre por áreas do bem estar.
- Verificação das prioridades do ano e o que entra nesse Trimestre para ser realizado.
- Planejamento do lazer para os finais de semana.
- Escolha de um evento cultural para ir no Trimestre.
- Escolha de uma trilha para fazer no Trimestre (um dos meus hobbies).
- Escolha de uma viagem curta para o Trimestre (quando possível)
Além desses itens, considero as seguintes áreas para o planejamento:
- Bem Estar Físico: Compreende a saúde do corpo e mente, abordando os seus principais pilares – Sono. Alimentação, Exercícios e Mente Plena.
- Bem Estar Emocional: Aqui, entram as estratégias para manter um bom equilíbrio das emoções, ajudando no controle da ansiedade como um todo, bem como, no desenvolvimento de forma intencional das emoções positivas no meu dia a dia.
- Bem Estar Intelectual: Estudos, Desenvolvimento Pessoal, Lazer e Hobbies – Planejo o que quero realizar em cada uma dessas áreas no trimestre.
- Bem Estar Social: Aqui entra a construção de relacionamentos saudáveis na minha vida – família, amoroso, amizades, networking. Aqui entram as ações necessárias para cultivar bons relacionamentos no dia a dia.
- Bem Estar Espiritual: O planejamento de tudo o que quero fazer no trimestre para essa área, desde a prática da minha espiritualidade, até questões como propósito e sentido de vida.
- Bem Estar Profissional: O planejamento para carreira e finanças – Tudo o que preciso fazer no trimestre relacionado diretamente à essas áreas.
Dessa forma, vou planejando todas as áreas da minha vida e tudo o que quero construir para cada uma delas. Lembrando que a construção de um estilo de vida saudável, é um processo que vamos implementando ao longo da vida, é um passo de cada vez. E para isso acontecer, contar com a organização e o planejamento são fundamentais para implementar rotinas saudáveis que visem um maior bem estar na vida.
E você costuma fazer algum tipo de Planejamento para o seu bem estar? Comente aqui, vou adorar saber!!