As Olímpiadas podem nos inspirar ao bem estar
Tenho acompanhado os Jogos Olímpicos 2021, e no momento em que estou escrevendo esse post, já temos 3 medalhistas brasileiros, que fazem parte de 2 modalidades estreantes nessa Olímpiada: Skate e Surf.
Os medalhistas são:
Kevin Hoefler, 27 anos – Com a conquista da medalha de prata no Skate.
Rayssa Leal, 13 anos – Também conquistou uma medalha de prata em sua primeira Olimpíada no Skate.
Ítalo Ferreira, 27 anos – Conquistou 1º ouro olímpico na modalidade Surf.
Todos os 3 casos, estreantes em uma Competição Olímpica em modalidades que são estreantes nas Olímpiadas. Um baita orgulho né?
Além dessas conquistas nos gerarem um certo “orgulho patriótico”, o que atualmente, diga-se de passagem, anda bem escasso por aqui devida a toda a situação politica econômica em que o Brasil se encontra, não podemos deixar de refletir sobre o que essas conquistas podem representar para toda a nossa juventude e também para o bem estar da população em geral.
Observando mais de perto, percebemos modalidades que acabaram de estrear nas Olímpiadas – o grande evento esportivo mundial, e logo de cara, nós brasileiros, já somos medalhistas nessas competições, dentre toda a diversidade de países que estão competindo.
Tenho certeza que num futuro próximo, teremos muitos Kevins, Ítalos e Rayssas, buscando praticar esses esportes, pois a Olímpiada traz uma grande visibilidade das modalidades esportivas ao mundo, inspirando novos adeptos à modalidade.
E com isso, estaremos gerando não só novos atletas nessas modalidades, mas principalmente, estaremos gerando pessoas mais ativas, praticantes de esportes, se distanciando de um futuro sedentário e mais propenso à uma vida mais saudável.
E esse é justamente o ponto em que quero chegar.
A Olímpiada é um evento espetacular em termos de entretenimento, lazer, apreciação de esportes, e etc. Porém, ela pode ser muito mais do que apenas uma apreciação estética, ela deve servir para reflexão não só cultural ou profissional (no caso dos atletas), mas também, em termos de desenvolvimento pessoal para todos nós.
Por exemplo, quantos casos de superação, determinação, garra, que esses atletas nos proporcionam diariamente ao longo das competições, fazendo a gente sentir orgulho, admiração e até mesmo, nos causando grandes inspirações.
Esse é o lado que muitas vezes passa desapercebido por muitas pessoas, mas o quanto podemos aprender com esses atletas, o quanto podemos absorver desse espetáculo esportivo para nossas vidas, para o nosso bem estar.
Não tem como negar, ver toda essa vitalidade nos atletas, toda essa garra, todas essas conquistas, podem nos ajudar e principalmente, nos inspirar, na busca pelo nosso próprio bem estar, desenvolvendo não só a saúde física, através de alguma prática esportiva, mas também, desenvolvendo nosso bem estar intelectual, emocional, nossa jornada de autodesenvolvimento.
Por tudo isso, sempre digo, as Olímpiadas fazem parte de um espetáculo único no mundo, que tem o poder de unir povos e nações das mais diferentes raças, promover além uma competição saudável, o incentivo às diferentes práticas esportivas, mas além disso, tem o poder de nos inspirar a também buscarmos a nossa melhor versão, o florescimento das nossas potencialidades. E isso é ter bem estar!!