A importância do sono para a saúde
O sono é de extrema importância para a saúde do corpo, pois suas principais funções são: o descanso do organismo e a preparação para o dia seguinte.
O sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro, além de ser extremamente importante para a preservação da memória.
Quando dormimos acontece a limpeza das toxinas que são acumuladas em nosso organismo durante o dia.
Quando não dormimos bem, essas toxinas podem ir se acumulando ao longo da vida, o que pode ser um facilitador para o aumento do risco de demências.
A má qualidade do sono também é capaz de baixar a imunidade e aumentar os riscos de doenças, principalmente as cardiovasculares, hipertensão arterial, infarto, avc e as doenças metabólicas que incluem obesidade e diabetes.
A privação do sono pode também promover alterações nos hormônios grelina e leptina (hormônios tireoidianos), responsáveis pela regulação do apetite. Assim, a pessoa que dorme pouco, tem mais fome, menos saciedade e acumula mais energia, o que favorece o acúmulo de gordura, ou seja, dormir pouco engorda.
O grande problema é que, segundo a Associação Brasileira do Sono, em cada 3 brasileiros, pelo menos 1 sofre de insônia.
A insônia é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo (pessoas que acordam no meio da noite) ou acordam antes do horário desejado.
Assim, para ter um sono de qualidade, é preciso passar por todas as fases inerentes ao sono, que são:
Estágio 1: É a transição da vígilia para o sono (corresponde a 5% do sono)
Estágio 2: Início do sono mais pesado (corresponde a 45% do sono)
Estágio 3: Início do sono profundo e da recuperação fisiológica
Estágio 4: Sono profundo com a diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial.
REM: Sono restaurador, no qual o corpo fica imóvel, apenas os olhos se mexem e os sonhos acontecem (ocorre um grande relaxamento muscular). Os sonhos são importantes para o humor, criatividade, memória, consolidação do aprendizado, libido.
Ou seja, quando não dormimos bem e não passamos por todas as fases, não concluímos todas as etapas necessárias para um sono de qualidade, trazendo muitos prejuízos para a nossa saúde, como foi visto acima.
Dessa forma, entendemos que para se ter um sono de qualidade promovendo a nossa saúde, é preciso cuidar do nosso sono, ter uma boa higiene diária desse sono.
Aqui vão algumas dicas que podem favorecer essa higiene do sono:
- Criar uma rotina de dormir e acordar sempre no mesmo horário.
- Dormir apenas o tempo necessário para se sentir descansado.
- Adotar práticas regulares de atividades físicas, pois estas promovem a regulação do ciclo circadiano, favorecendo um sono de qualidade.
- Tomar um pouco de sol ao longo do dia, também ajuda a ter um sono de qualidade a noite.
- Evitar fazer exercícios intensos ao menos 4 horas antes de dormir.
- Evitar o consumo de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir.
- Fala sua última refeição em até 2 ou 3 horas antes do seu horário de dormir.
- A partir das 19 horas comece a “se desligar” de eletrônicos, luzes e barulhos, que podem prejudicar seu sono.
- Evite trabalhar, estudar ou assistir filmes na cama, a mente associa que a cama pode ser para outras atividades diárias, o que não é o caso.
- Tome um banho morno/quente antes de dormir, pois ajuda a relaxar a musculatura.
- Beba um chá calmante/relaxante.
Com alguns cuidados básicos, é possível que ao longo de algumas semanas já consiga perceber os efeitos positivos que uma boa higiene do sono traz para o seu corpo.
Com isso, percebemos que, assim como ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente promovem a saúde física, o sono também é de extrema importância para a nossa saúde e nosso bem estar físico, uma vez que promove alterações fisiológicas em nosso corpo e mente.
São os cuidados básicos que vamos adotando ao longo da vida, que nos permitirão ter um estilo de vida mais saudável com maior bem estar.
E você, tem dado a atenção necessária ao seu sono? Compartilhe aqui conosco.