Pilates para o Bem Estar
Criado por Joseph Hubertus Pilates, o método Pilates é um sistema de exercícios físicos e reorganização postural, que através dos princípios do método, integram o corpo e a mente, podendo ser executados no solo, com acessórios ou em aparelhos.
Quando iniciei minha formação no método Pilates, o que mais me encantou na época, foi sua abordagem “holística” do corpo, o conceito da Contrologia, que segundo Pilates, a definiu como “a arte do controle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade.”
“…Uma mente sã que “habita” um corpo são (100% de equilíbrio) é como uma casa construída com teto de cobre sobre uma sólida estrutura de pedras“. O que quer dizer que “ambos, corpo e mente, precisam ser coordenados para se atingir o máximo resultado com gasto mínimo de energia mental e física…” (Pilates, 1934).
Dessa forma, podemos perceber o quanto o método Pilates pode contribuir com o nosso bem estar de uma maneira ampla, não pensando unicamente só o corpo, enquanto uma atividade física, mas principalmente, integrando o corpo e a mente.
Assim sendo, vejamos alguns benefícios que o Pilates pode trazer ao nosso bem estar:
Bem Estar Corporal:
- Definição e Fortalecimento Muscular
- Ganho da Flexibilidade
- Desenvolvimento da Mobilidade articular
- Equilíbrio muscular e Coordenação motora
- Consciência Corporal
Bem Estar Mental:
- Relaxamento
- Respiração
- Concentração e Atenção Plena
- Integração corpo e mente
O método possui 6 Princípios básicos fundamentais, que devem ser utilizados de forma correta, em todos os exercícios. São eles que irão promover a evolução dos exercícios e consequentemente alcançar os melhores resultados corporais:
- Concentração
- Centralização
- Respiração
- Controle
- Fluidez
- Precisão
Num próximo post, explicarei detalhadamente cada um desses Princípios e como eles interagem para a completa harmonia do método e para o ganho do bem estar.
Concluindo, enfatizo a importância de se praticar uma atividade física regular para a saúde, beneficiando assim o próprio corpo, mas complemento que, quando essa atividade aborda, além de uma dimensão corporal, outras dimensões do bem estar, como é o caso aqui do Pilates, ela se torna uma atividade física perfeita para um ganho mais completo no âmbito geral do bem estar.
E você, já experimentou o Pilates? O que achou? Compartilhe conosco!!
REFERÊNCIAS: PANELLI, C.; DE MARCO, A. MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO DO CORPO. São Paulo: Phorte, 2009. PICOLLI, F. EFEITOS DO TREINAMENTO PROPORCIONADO PELO MÉTODO PILATES CLÁSSICO NAS APTIDÕES FÍSICAS DE MULHERES SAUDÁVEIS.2010. 162p. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. FERNANDES,L.V.; DE LACIO, M.L. O MÉTODO PILATES: ESTUDO REVISIONAL SOBRE SEUS BENEFÍCIOS NA TERCEIRA IDADE. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br ‐ ISSN 1981 0377 Curso de Educação Física ‐ N. 10, JAN/JUN 2011