A importância do Silêncio para nossa essência
Sabemos que os seres humanos foram feitos para se relacionarem uns com os outros, se comunicarem, interagirem.
Porém o processo de silenciar também é muito importante não só para as relações, uma vez que às vezes se faz necessário silenciar para ouvir o que o outro tem a dizer, mas principalmente, o silenciar para nós mesmos.
Vivemos em uma era moderna, com muito barulho, muito estímulo ambiental, poluição sonora o tempo todo.
É barulho no trânsito, no trabalho, telefone tocando, notificações do celular chegando o tempo todo, e quando finalmente vamos pausar para o merecido descanso, adivinha o que acontece?
Mais barulho, pois vamos para a TV ou para o celular “desestressar” do dia corrido e conturbado que tivemos. Passamos nosso tempo “livre”, nosso tempo para descansar a mente, absorvendo ainda mais estímulo sonoro ambiental.
A pergunta que fica é: Quando é que silenciamos?
Talvez só no momento em que estamos dormindo, não né mesmo?
Mas o problema é que, apenas silenciar quando se está dormindo, não se colhe os bons frutos que o silêncio consciente nos proporciona.
Fazer silêncio nos reconecta com o que temos de mais íntimo em nós, nos conectamos com nossa essência, nos permitimos nos conhecer melhor e reconhecer nossas reais necessidades e desejos.
Além disso, o silêncio nos ajuda a tomar melhores decisões, pois uma mente calma, longe dos excessos sonoros, nos ajudam a refletir melhor, a fazer melhores escolhas para nossas ações.
Vivendo essa correria louca que estamos acostumados, vamos cada vez mais, nos distanciando de nós mesmos, do nosso mundo interno, para estarmos “presentes” no mundo externo. E é claro que isso também é muito importante, precisamos estar presentes, focados em tudo que fazemos no nosso dia a dia, mas o que quero dizer é que, não precisamos anular um em função do outro.
É preciso pensar também em um tempo para nosso interior, quer seja 10 minutos, quer seja 1 hora por dia. Precisamos ter tempo para acalmar a mente depois de um dia agitado.
Precisamos silenciar o mundo externo para ouvir nosso mundo interno.
O autoconhecimento muitas vezes é proporcionado naqueles momentos em que você silencia, para ouvir sua respiração, seus sonhos, suas emoções, silencia para refletir a sua vida.
E isso é de extrema importância para a saúde mental, emocional e espiritual.
Precisamos nos reconectar com nós mesmos, reconhecer quais são nossos valores, nossos princípios, descobrir o que nos faz feliz de verdade.
Por isso a meditação tem sido tão amplamente divulgada nos quatro cantos do mundo, pois ela é um dos meios que cumpre com eficácia a arte de silenciar.
Mas se você não medita, não tem problema também, o silenciar pode ser um momento seu único, um momento de prece ou oração, talvez um momento em que você fique apenas observando a natureza quietinho, ou até mesmo, no silêncio do seu quarto.
Não importa qual maneira você irá utilizar, o que realmente importa é ter ao longo do dia esse momento que será só seu.
Desligue as notificações do celular, desligue a TV, som, todo tipo de ruído ou distrações que esteja ao seu alcance eliminar.
E assim, fique no silêncio. Perceba sua respiração. Como ela está? Está calma ou ofegante? Perceba seus pensamentos, são pensamentos positivos ou negativos? Sinta suas emoções neste momento.
Perceba os reais desejos de sua alma e de seu coração. Reflita sobre sua vida.
Só assim, livres por alguns instantes do mundo externo, poderemos reencontrar nossa verdadeira essência, saber o que realmente nos deixa felizes, saber quem realmente somos.
Que essa descoberta seja transformadora em sua vida. Que o seu silêncio seja capaz de te trazer todas as respostas para suas dúvidas e decisões. Que o seu silêncio te traga paz de espírito.
Tente. Experimente. Silenciar por alguns instantes nesse mundo tão turbulento que vivemos, te ajudará a colher os frutos que só uma mente calma e serena é capaz de trazer. E através desses frutos, com certeza conquistará uma vida mais plena.